23 de novembro de 2014

CD Sambas Enredo 2015 das Escolas da Série A Carnaval do Rio de Janeiro

Capa e contra capa do CD Sambas de Enredo do Carnaval 2015 das Escolas de Samba Série A do Rio de Janeiro. Este CD também pode ser encontrado em nosso Canal no YouTube, é só klicar nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=eJhjpbmEY4c



ESTÁCIO DE SÁ
Carnaval 2015
Imagem do logo da Estácio de Sá para o Carnaval 2015. Com um samba enredo envolvente, de autoria de Dominguinhos do Estácio, Tinga, Merica, Adriano Ganso, Dani Maroneze e Eduardo Martins, a escola do Estácio vai entrar na sapucai com o enredo: "De braços abertos, de janeiro a janeiro. Sorrio, Sou Rio, sou Estácio de Sá"
DE BRAÇOS ABERTOS, DE JANEIRO À JANEIRO. SORRIO, SOU RIO, SOU ESTÁCIO DE SÁ!
Compositores: Dominguinhos do Estácio, Tinga, Merica, Adriano Ganso, Dani Maroneze e Eduardo Martins
Intépretes: Leandro Santos e Dominguinhos do Estácio

Eu sei que você me conhece
Meu nome é Estácio de Sá
Reconquistei com orgulho esse chão
Muito mais que inspiração
Escolhi pra ser meu lugar
O por do sol mais dourado
Deita-se na Guanabara
Dorme entre o mar e a montanha
Nos braços do criador
Que abençoa a todos com o nosso jeito
De ser carioca, alegre, festeiro
Levando o Rio pra sempre no peito

Quando a pomba anunciou, a festa começou
Chovem confetes pela cidade
Na fé do negro, ê povo batuqueiro
Ecoa aqui o grito de liberdade

No Rio, a poesia e os violões
Passeam nas canções e o samba fez escola
A emoção de um gol se espalha no ar
Aros do esporte se entrelaçam
E o mar de esperança encontra Iemanjá
Se você quer matar-me de amor que seja aqui
Olha meu povo chegando
Medalha de ouro na Sapucaí
Pra cantar, e cantar, e cantar
Não dá mais pra segurar
A saudade apertou e agora vou voltar

Deixa falar, aqui é Estácio
Bem no compasso, o berço do samba eu sou
Parabéns meu Rio continua lindo
Continua sendo meu amor




UNIDOS DE PADRE MIGUEL
Carnaval 2015
O CAVALEIRO ARMORIAL MANDACARIZA O CARNAVAL
Compositores: JR Beija-Flor, Toninho do Trailer, Ribeirinho, Lauro Silva, Diego Rodrigues, W. Correa, Carlinho do Mercadinho e Cabeça
Intépretes: Marquinho Art'Samba

Chora a poesia
Pra cotovia que não voa mais
Depois que o calango se escondeu
Quando apareceu Ferrabrás
Ao lado de Caetana a mais de uma semana
Plantando o medo nos palmos do chão
Nasce o cavaleiro Suassuna
Ariano traz o canto da graúna
"Sussuarana" feroz pro combate
Partiu Gregório a cumprir a missão
No circo armado o verbo afiado na fé redenção

No Cariri a imagem do cão
O cramulhão que maltrata o destino 
Mas há também a criança do bem (amor, amém)
A bandeira do Divino

É no Nordeste que a batalha acontece
Sai pra lá cabra da peste vai de retro assombração
Mandacaru há uma flor na caminhada
Ah no cabo da enxada
O suor do meu sertão
Mais João Grilo desembesta a gritaria
De que vale a romaria
Se essa noite está no fim
Compadecida dia de graça altaneiro
Chicó responde sorrateiro
Não sei, só sei que foi assim!

Olhai por nós, óh Virgem do Céu
Mandacariza o meu Carnaval
Eu sou a Unidos de Padre Miguel
Bendito seja o cavaleiro armorial




IMPÉRIO DA TIJUCA
Carnaval 2015
O IMPÉRIO NAS ÁGUAS DOCES DE OXUM
Compositores: Bola, Dudu, Marcão Meu Rei, Gallo e Alexandre Alegria
Intépretes: Roosevelt Martins Gomes da Cunha (Pixulé) 

Brilha a coroa imperial
Nas águas doces de axé
Cai a chuva de Orum
Abençoa o aiê... Nasceu Oxum
A dona do ouro e da beleza
A força da natureza que Ododúa gerou ô ô ô
Com Ogum venceu batalhas
Com Oxóssi, rei das matas, viveu seu grande amor
Exú deixou se enganar pelo poder da sedução
O segredo da magia no jogo de adivinhação

Lá vem a iabá disputar
Com Obá a paixão de Xangô
Caô é o rei maior
Depois virou pomba dourada e voou
Do alafim de Oió

À rainha de nossa fé
Sinfonia dos afoxés
Presente das águas à luz do luar
Renasce do ventre de Iemanjá
Senhora tão belo seu Ilá
Com seu abebê encantado pela dança
Fertilidade, esperança, deusa, menina, mulher
Mãe das mães reflete a luz da vida
Nesta avenida... Axé
Como é bom te ter a formiga é você
O samba em oração é nossa voz... Rogai por nós

Ô ô ô Oxum (ora iêiê ô), é Oxum
Nossa padroeira a desaguar
A fé no coração de cada um




PORTO DA PEDRA
Carnaval 2015
HÁ UMA LUZ QUE NUNCA SE APAGA!
Compositores: Evaldo, Dr.Eduardo-Floriano do Caranguejo, Jedir Brisa, Miltinho, Manolo e Diego Tavares
Intépretes: 

Luz que nunca se apaga
Porto da Pedra gerando emoção
Olhar que navega no inverso
Brincando com a ilusão
Nossa usina produz alegria
Nessa festa multicor
Renova a história, irradia
Corrente no calor da bateria

Na transição a marcação
O repique modulando a conversão
Seu ritmo feroz vai me levar
Evoluindo pra vitória conquistar

Paris.
Reflete à arte, inspira a ciência
A luz da razão, a mais pura essência
Ideias que libertam ideais
Flashes de amor ao luar
Luminescente é a vida a brilhar
Recordação, eterno elo de emoção
A chama da esperança
Na ampla visão do artista
É a fé que ilumina o meu ser
Das cinzas me faz renascer

Nos olhos do tigre vai brilhar
Meu grande amor, Porto da Pedra
Mostrando as garras a desfilar
É São Gonçalo energizando a passarela




ACADÊMICOS DO CUBANGO
Carnaval 2015
CUBANGO, A REALEZA AFRICANA DE NITERÓI!
Compositores: Sardinha, Gustavo Soares, Wagner Big, Diego Moura, Junior Fionda, Lequinho, Gabriel Martins e Igor Leal
Intépretes: Preto Jóia 

Dádiva, tesouro
Herança dos meus ancestrais
Me embala no teu colo oh mãe
Do Congo eu sou guerreiro
Raiz que atravessou o mar, África
Aqui chegou, aos olhos da lei clandestino
Mudando de vez seu destino
Um novo caminho brilhou
Em nossa terra a semente germinou

lerê, lerê, tem batuque eu quero ver
Hoje a festa no quilombo vai até o amanhecer
laiá, laiá, se baixou deixa girar
Pro ritual continuar

Negro mantém a esperança
De ver um dia a bonança chegar
Negro tem força e não cansa
É a essência africana a lutar... A lutar
vai meu samba cantar em uma só voz
Exaltar a glória dos nossos heróis
Não foi em vão nossa fé, sou carregado de axé... axé
Somos uma corrente de irmãos
Orgulho de uma negra nação
Ouçam a nossa oração

Ô ô ô, o canto do negro ecoou
A liberdade já raiou
Ressoa em Niterói cidade que eu amo
Sou realeza, sou quilombola Cubango




IMPÉRIO SERRANO
Carnaval 2015
POEMA AOS PEREGRINOS DA FÉ!
Compositores: Arlindo Cruz, Lucas Donato, Alex Ribeiro, Rogê, Carlos Senna, Beto BR, Andinho Samara, Zé Glória, Wagner Rogério e Chico
Intépretes: Clovis Pereira de Azevedo (Clóvis Pê) 

Andar com fé
Na minha peregrinação
Vai ter muita festa, muita emoção
Além dos limites da religião
Imperiano.
Sambista devoto do santo guerreiro
Passo na Avenida em romaria
Buscando a vitória, levando alegria
Lá vou eu..

Vou no pau de arara, de chapéu de palha
Barriga vazia.. Purificação
Cheio de esperança, sai pra lá pecado
Tô de corpo e alma nesta procissão

Por todos os cantos, com todos os santos
Valei-me padim Ciço, Oxalá Nossa Senhora
Tá na hora, adorando minha escola
Peço a deus pra abençoar
Hoje a fantasia é o manto
Nossa sinfonia um encanto
Meu samba nunca vai morrer
E a serrinha vem dizer..
O branco é a paz e o verde é esperança
De ver o mundo só fazer o bem
Senhor rogai por nós amém

No toque do agogô
Eu vou com fé e amor
E pode acreditar
A fé não costuma falhar




UNIÃO PARQUE CURICICA
Carnaval 2015
OS TRÊS TENORES... DO SAMBA!
Compositores: Arlindo Neto, Léo Guimarães, Ronaldo Nunes, Marcelinho Moreira, e João Diniz 
Intépretes: Ronaldo Ylê 

Abrem-se as cortinas
O show vai começar no Municipal
A emocionar
Uma bateria audaciosa vai tocar
Sinto a alegria se espalhar
No ar. lindo banjo, poesia
Cacique o seu império de magia
São Jorge guerreiro a lhe abençoar
Inesquecível linda festa no arraiá

(Da Vila.. Da Vila)
Partideiro devagar, devagarinho e não vacila
Traz o no sangue azul e branco
Vai cumprindo seu papel
O poeta-escritor da Vila Isabel

De Oswaldo Cruz e Madureira
Fiel guardião da águia altaneira
Encantando a passarela baluarte da Portela
Um ser de luz sempre a brilhar
Se eu falar de Monarco não vou terminar
Bravos, aplausos
Três tenores cantando nos fazem sonhar
Fecham-se as cortinas
Meu samba hoje vai vadiar
Canta forte canta alto
O show tem que continuar

Chegou Curicica, bate na palma da mão
E vem sambar de coração
No meu lugar a casa é de bamba
Todo mundo bebe, todo mundo samba




PARAISO DO TUIUTI
 Carnaval 2015
CURUMIM CHAMA CUNHANTÃ QUE EU VOU CONTAR...
Compositores: Anderson Benson, Leandro Rc, Minueto, Flazil Câmara e Flavinho Segal
Intépretes: Daniel Silva 

Navegou...
Singrando os mares, vindo de além-mar
O vento soprou novos rumos
No afã de encontrar
Riquezas... Um eldorado de rara beleza
Reflete no olhar, o esplendor da natureza
E quando aqui chegou,
Batalhas enfrentou
Desperta a ira dos Tupinambás
Cercado pelo índio brasileiro
Aprisionaram o bravo aventureiro

É noite de luar... Clareia
O índio canta e dança a noite inteira
"Selvagens" com desejo canibal
Na magia do seu ritual

Caminhando na floresta viu...
O nativo e sua bravura
Mistérios na "terra Brasil"
"Devorando" sua cultura
Fugiu... No balanço das ondas do mar
Escreveu sua história
Para o mundo encantar
Hans, heroico, guerreiro
é devorado pelo artista brasileiro

Te amo Tuiuti
És amor pra vida inteira
Eu quero ser índio, valente e feliz
No "paraíso" que eu sempre quis




CAPRICHOSOS DE PILARES
Carnaval 2015
NA MINHA MÃO É MAIS BARATO!
Compositores: Lee Santana, Geraldo Rodrigues, Marcelo Schimidt, Anderson Rodrigues, Queilo e Fernando de Lima
Intépretes: Thiago Brito 

Índio quer trocar
É toma lá dá cá, que ninharia!
O português levou o nosso pau Brasil
por um caco de espelho. quem diria?
Quem quer banana a dez réis?. negro gritou
Meu tabuleiro tem quindim
Logo a mulata pregoou
Só cinco vinténs
por menos eu não vendo pra ninguém

Quem vai querer? Quer levar?
Ó meu sinhô, minha sinhá
É sensacional. tem xêpa no Rio Colonial

Com vinte tostões se comprava
Meu Rio antigo saudades traz!
Na rua o imigrante chegou
O tempo foi quem transformou
Tem mate com limão no arpoador
Quem dorme sonha, quem trabalha conquista
Diz o artista
A banca de Pilares é aqui!
Hoje a Uruguaiana é Sapucaí
Depois que o dinheiro comprou
O sambista a bandeira rasgou
Eu sou Caprichosos, tá dentro do peito
Não tem jeito!

É artigo de primeira, peça rara, coisa fina
Tem escritório de samba quebrando a firma!
Quem dá mais no mestre-sala?
Quanto vale a Tradição?
É mais barato aqui na minha mão




INOCENTES DE BELFORD ROXO
Carnaval 2015
NELSON SARGENTO - SAMBA, INOCENTE PÉ NO CHÃO!
Compositores: André Malheiros, Tico do Gato, Vinicius Ferreira, Juruna Zona Sul, Abilio M&S, Chiquinho do Bar, Altamiro e Sidnei Pinto
Intépretes: Nino do Milênio 

Salve a natureza
És realeza em seu olhar…
Na estação do amor bem vindo
Faça mais lindo o meu cantar
Salve a boêmia
A nostalgia das madrugadas ao luar
És número baixo, graduado
O Sargento refinado
Por talento na essência
Digno da mais alta patente,
Das vielas sua gente, vem prestar a continência

As flores em vida amores em versos
Lastro da inspiração
A primavera refloresce
No coração

No sonho do sambista
Arautos multi-cores
Compositores toda Mangueira
A tropa inteira, faz a referência a este bamba
Oh meu poeta pelos quintais da poesia
Sempre que regas melodia vejo brotar a flor do samba
Nelson bendito seja este dia
Em que a lágrima profana
O negro forte em toda sua fidalguia

Inocentes é teu calor que me socorre
Nos becos da favela pé no chão
Fere a nota ao violão
O samba agoniza mas não morre




RENASCER DE JACAREPAGUÁ
Carnaval 2015
CANDEIA! MANIFESTO AO POVO EM FORMA DE ARTE!
Compositores: Cláudio Russo, Moacyr Luz e Teresa Cristina
Intépretes: Diego Nicolau e Evandro Malandro 

Ô ô tambor de Angola,
Batuque de gêge - nagô ô ô ô
Vou chamar Zé Tambozeiro pra versar
Oxalá dia de graça vai chegar!

É jongo, é camafeu, é capoeira
Olha o peixeiro na feira!
Jurema no catimbó.
Antonio, filho da flecha certeira
O seu grito a ecoar: Okê Aarô Odé maior

Sereia, a Portela reunida vem cantar
Clareia, o seu verso criou asas pra voar
O mar serenou n’areia
Candeia, Candeia! 

Não basta ter inspiração...
Pra cantar samba é preciso muito mais
A rima suada pra ganhar o pão
Lamento em louvor aos orixás
Ioiô, vem bater samba de roda pra iaiá
Que eu preciso nesse samba me encontrar
Alegrar o meu viver
Um rei, guardião de uma cultura popular
Ouça agora a voz de toda a renascer
Renascer de Jacarepaguá

Axé! Candeia, axé!
A luz do quilombo no chão do terreiro 
Axé! Irmão de fé! 
Orgulho do sambista brasileiro




ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ
Carnaval 2015
UM PEQUENO MENINO SE TONOU UM GRANDE OTELO!
Compositores: Zieco Santa Cruz, Roni Remandiola, De Araújo, Marquinho Beija-Flor, Zé Glória e Dudu Da Tijuca
Intépretes: David do Pandeiro e Pavarotti 

Menino pequeno sim
Gigante em seu caminhar
Sem eira, nem beira, venceu as barreiras
Correu pelo mundo pra se libertar
Em Uberlândia, a pele negra, ama branca
Palhaço na arte seguiu no compasso
Tambores da fé, o samba no passo da vida
Pra quem foi sempre apaixonado, revista
Nesse teatro iluminado
No Cassino da Urca uma pequena notável

Aao tê-lo de novo vou cantar
Otelo "o Grande" legado popular
O verso indolente abraça a rima
Herói dessa gente é Macunaíma

Ôôôô
Mais um sucesso da Atlântida
Das ondas do rádio à televisão
A vida imita a arte então
Eustáquio que queres moleque
Os louros da fama, o dia de graça
És prata da noite, a estrela negra
Talento, exemplo da raça
No seu centenário o povo te abraça

Se você está feliz
Dá um grito, faz a festa e cai no samba
Com Grande Otelo eu vou que emoção
A Santa Cruz é a dona do meu coração




EM CIMA DA HORA
Carnaval 2015
NO CORAÇÃO DA CIDADE, UMA HISTÓRIA DAS MIL E UMA NOITES: O RIO DAS ARÁBIAS
Compositores: André Kaballa, Carlos Botafogo, Gláucio Guterres, Alexandre Gordão e Gilson
Intépretes: Ciganerey 

Num cenário de magia
Além da imaginação
Mil e uma noites de alegria
Um mundo de fascinação
Gênios, marujos, princesas
Cultura que o tempo preservou
Histórias de amor que fazem sonhar
A inspiração vai nos guiar
Deixando os palácios e desertos
Cruzando os sete mares, rumo incerto
Até o paraíso encontrar

E te encontrei. Cidade Maravilhosa
Que encanta meu olhar
Canta, em cima da hora. inshalá

Do oriente, a esperança
Saalam aleikum! Aqui cheguei
Fiz da arte, a herança
Os costumes e as danças, eu recriei
Nos jornais, o dia a dia, são mensagens de saudade
Com os mascates, o comércio prosperou
Eu vou fazer da passarela o meu Saara
A mais perfeita joia rara, com as marchinhas vem a emoção
Vou comprar a fantasia e cair nessa folia
Solta a voz do coração

Deixa a festa rolar, vem ser feliz
O samba é raça. é minha raiz
Com a benção dos bambas e do Redentor
Meu Rio das Arábias chegou




ALEGRIA DA ZONA SUL
Carnaval 2015
KARI’OKA
Compositores: Adelson, Thelmo Augusto, Wagnão e Beto Rocha
Intépretes: Alexandre D'Mendes 

Olha, olha só
O meu batuque não tem pra ninguém
Ser carioca da gema
Um lindo poema que a gente têm
Ele é o cara que paquera na Lapa
Que vai pro Maraca ser campeão
Mora nos braços do redentor
E faz da "Alegria" seu primeiro amor
Sempre dá um jeitinho chegando atrasado avança o sinal que fechou
Na fé do bicho, tentou a sorte
Acendeu vela pra Oxalá
Seu protetor é São Jorge

Curte um funk, é bamba no samba
Bom malandro e piadista
"Mermão" se liga no papo, sou do balacobaco (Ha ha)
Tiro onda com paulista

É carinhoso com seu lugar
Amante do sol, mas adora beijar o luar
Diz muito prazer a todo turista
Trabalha sorrindo, tem pinta de artista
Feliz por natureza
E a cerva "suada" na mesa
Paga uma, deve três e vai chegando o fim do mês
Vou dar um porre na tristeza outra vez

A Alegria chegou por toda cidade
Um rio de amor e felicidade
É praia, é verão, lindo céu azul
Canta Zona Sul




UNIDOS DE BANGU
Carnaval 2015
IMPERIUM
Compositores: Serginho Aguiar, Dudu Senna, Bruno Ferraz, Muido da Bahia, Walace Harmonia, Diego R., Leozinho Nunes e Allan Santos
Intépretes: 

Divina luz da criação
O poder do amor reluz no Oriente
Aurora da vida, na terra do sol nascente
Honra e glória marcadas na história
E do faraó ciência e sabedoria
Da Pérsia a tapeçaria
A caravana a nos guiar
Nas Índias as especiarias
Tem cheiro de essência no ar
Um brinde ao sultão. pra comemorar

Lutar, vencer e conquistar é a missão
Na arte e na fé. guerreiro do samba
A emoção vai nos levar

O mar, no mar é preciso navegar
Estrelas orientam o destino
Um novo mundo, paraíso encontrar
Maias, Astecas e Incas
Mistérios além da razão
A colônia serviu de refúgio após a invasão
Vieram aclamar Império do Brasil
Lindo país tropical
Sapucaí imperium do Carnaval

Vem ver quem chegou de vermelho e branco
Avante Bangu, respeite meu manto
Valente e guerreira, eu vim de lá
Vem sentir meu calor, cheguei pra ficar 


Nenhum comentário: