3 de abril de 2012

Sambas de Enredo 1973





foto da capa do cd sambas de enredo 1973 grupo especial carnaval do Rio de Janeiro



Letras dos Sambas de Enredo 1973


1 - PORTELA
Samba Enredo : Pasárgada, Amigo do Rei
Autor: David Corrêa
Intérprete: David Corrêa

Ao embarcar na ilusão
Senti palpitar meu coração
Na passarela,
Um reino surgia
Quanta alegria
Desembarquei feliz
Tudo era fascinante
Nesse mundo pequenino
Até relembrei os dias
Do meu tempo de menino
Nas brincadeiras de roda
Rodei pelo mundo afora
Nesse reino azul (azul)
Tem tudo o que desejei
Auê, auê, auê eu sei
Eu sei que sou o amigo do rei
Nas ondas do mar, caminhei
No azul do céu eu voei
E lá vem ela na avenida
Cinqüentenária tão querida
Ô Portela, Portela?
Na vida és a Pasárgada mais bela


2 - EM CIMA DA HORA
Samba Enredo : O Saber Poético da Literatura de Cordel
Autor: Baianinho
Intérprete: Ney Vianna

Era uma vez
Era assim que começava
Eu era menino hoje recordo
As estórias que vovô contava
O pavão misterioso
Que Evangelista mandou construir
Com seu talento conquistou, ô, ô
A filha do conde, seu amor
Quem é que não se lembra?
Do conto do boi mandingueiro
Quando falava o seu nome
O vaqueiro tremia de medo
Quem amansasse o boi
Tinha um prêmio em dinheiro
E também casava com a filha do fazendeiro
O Padre Ciço do Juazeiro
Homem de bom coração
Sempre lembrado
Pelo povo cristão
Vamos cantar minha gente
Presta atenção no refrão
Viva o poeta violeiro
Lá do sertão
Ê boi, ê, ê
Ê boiada
É mandingueiro gente
É vaquejada



3 - JACAREZINHO
Samba Enredo : Ameno Resedá
Autores: Nonô, Sereno, Zé Dedão e Ala dos Compositores
Intérprete: Ivete Garcia

Nesta passarela reluzente
Contagiando muita gente
Ao ver a nossa escola desfilar
Jacarezinho apresenta
Um tema fascinante
O Ameno Resedá
É um fato importante
Com detalhe interessante
Do antigo carnaval
Recordamos na avenida
Que passou em sua vida
Alegrando o pessoal
Vamos meu povo, vamos cantar
Quero ver quem é de samba (bis)
Quero ver quem vai sambar, oi
Sinto na alma, meus senhores
Aquela linda melodia
Lentamente entoada
Quando o rancho aparecia
Vibrava a platéia em geral
Matizando alegria
Glorificando nosso carnaval
Vamos meu povo, vamos cantar
Quero ver quem é de samba (bis)
Quero ver quem vai sambar, oi



4 - IMPERATRIZ
Samba Enredo : ABC do Carnaval à Maneira da Literatura de Cordel
Autores: Nelson Lima, Caxambu e Ala de Compositores
Intérprete: Dom Barbosa

Carnaval
Festa tradicional
Alegria do povo
Euforia geral
Zé Pereira boi bumbá
O abre ala que eu quero passar (bis)
Cantarolando na feira
Assim dizia
O cantador
Seus versos eram tão lindos
Cheios de poesia e esplendor
O folclore brasileiro
Com a sua história original
Deu um belo colorido
Ao cenário cultural
Serra velha
Serra serrador (bis)
Esta velha deu na neta
Por ter falado em amor Carnaval!!!



5 - IMPÉRIO SERRANO
Samba Enredo : Viagem Encantada, Pindorama Adentro
Autores: Wilson Diabo e Malaquias
Intérprete: Graciete

Venha ver, no Império minha gente
Um navegante procurando Upabuçu
Ansiosamente
No pavão misterioso
Vi a sereia do mar
Em Pindorama coisas lindas
Até o boitatá
Oxóssi, rei da mata,
Fez Guaraci aparecer
Numa jangada segui o Saci Pererê
Iererê, rê rê
Como rema o Saci Pererê
Iererê, rê rê
Só remava o Saci Pererê
Quando Jaci surgiu
Enfeitiçando o rio mar
Iara me levou
Sob o clarão do luar
Na lagoa dourada de beleza sem par
As flores conversavam
Tudo era encantado
Naquele lugar
Foi assim que encontrei
O reino encantado que procurei



6 - MANGUEIRA
Samba Enredo : Lendas do Abaeté
Autores: Jajá, Preto Rico e Manoel
Intérprete: Genaro da Bahia

Iaiá mandou
Ir a bahia
No abaeté para ver sua magia
Sua lagoa
Sua história sobrenatural
Que a mangueira traz pra este carnaval
Janaína agô agoiá
Janaína agô agoiá
Samba corima
Com a força de iemanjá
Oh! que linda noite de luar
Oh! que poesia e sedução
Branca areia água escura
Tanta ternura no batuque e na canção
Lá no fundo da lagoa
Com seu rito e sua comemoração
Foi assim que eu vi
Iara cantar
Eu vi alguém mergulhar
Para nunca mais voltar



7 - VILA ISABEL
Samba Enredo : Zodíaco no Samba
Autores: Paulo Brasão e Irany S. Silva
Intérprete: Antonio Grande

Abriu-se a cortina do universo
Pra Vila cantar em verso
Uma história astral
Uma astrologia criada
Na primeira madrugada
A sorte foi lançada
Daí pra frente não há futuro nem presente
Que o destino esteja ausente
Nada se fez, nada se faz
Os astros não mentem jamais (bis)
Dim dim dim, dim dim dim
O destino é assim (bis)
Se cada tem signo tem sua missão
Seja virgem, libra ou leão
Por que a sorte procurar
Se ela em suas mãos virá
Hoje tudo é sonho, fantasia
Esplendor e folia
Nesta era em que Aquarius nos traz
Felicidade, amor e paz
Cheguei a ver na bola de cristal
Que os astros vêm brincar o Carnaval (bis)
Dindinha lua, dindinha lua
Desça do céu e vem sambar na rua (bis)



8 - MOCIDADE
Samba Enredo : Rio, Zé Pereira
Autores: Tião da Roça, Edu e Ala de Compositores
Intérprete: Tião da Roça

É Carnaval
Canta ioiô, canta iaiá
É o Zé Pereira chegando lá da feira
Para anunciar
Olê, lê, Olá, lá
Me solta, me deixa que eu quero sambar
Olê, lê, olá, lá
eu quero cantar, batucar e pular
Era contagiante
O Rio no carnaval
O entrudo com suas fantasias
E o Zé Pereira com seu bumbo original
E num delírio multicor
De confete e serpentinas
Desfilavam pierrôs
A madame, Luiz XV e colombinas
Que maravilha!
Que espendor!
Hoje a Mocidade Independente
Convida toda gente
Para cantar em seu louvor
Olê, lê, Olá, lá
Me solta, me deixa que eu quero sambar
Olê, lê, olá, lá
eu quero cantar, batucar e pular



9 - TUPY DE BRÁS DE PINA
Samba Enredo : Assim Dança o Brasil
Autores: Sérgio Ignácio e Ala de Compositores
Intérprete: Mazola

É Tupy de Brás de Pina
No desfile principal
Vejam no homem de cor
O samba tradicional
Quanta beleza, quanta magia
No ritmo que contagia
Dos indígenas a dança
Feita de lança na mão (bis)
Dedicando a Tupã
Uma suprema louvação
Vejam que tudo aquilo de outrora
Já transformou-se agora
Em riqueza da nossa nação
E na Bahia tem capoeira
Que chega levantar poeira
A moçada jogando no chão
Que dança maravilhosa
Chamada Maracatu (bis)
Que vem lá de Pernambuco
Caruaru
Hoje cantamos o samba
Do tema das danças
Que o povo criou
Tem frevos e boi-bumbá
Que tem no Ceará
Nesta onda que eu vou no carnaval



10 - SALGUEIRO
Samba Enredo : Eneida, Amor e Fantasia
Autor: Geraldo Babão
Intérprete: Marron

O povo sambando,
Cantando a melodia,
Salgueiro traz o tema
Eneida, amor e fantasia
A mulher que veio do Norte
Para o Rio de Janeiro
Com idéia genial,
Em busca da glória
Na literatura nacional.
Expoente jornalista,
Suas crônicas são imortais,
Foi amiga dos sambistas,
Fatos que não esquecemos jamais (coração).
Coração puro e nobre, foi benquista
Entre ricos e pobres,
É famoso o seu Baile de Pierrôs,
Onde a Colombina procura o seu amor
A escritora de lirismo invulgar
Enriqueceu o folclore nacional,
Hoje o mundo a conhece
Através da história do carnaval.
É açaí,
É tacacá,
Coisa gostosa lá do Pará



Nenhum comentário: