2 de fevereiro de 2012

Sambas Enredo Grupo Especial Rio de Janeiro Carnaval 2006




Sambas de Enredo 2006 Grupo EspecialImage Map

Faixas dos Sambas de Enredo 2006 Especial




1 - BEIJA-FLOR (6:08)
Sambas de Enredo : Poços de Caldas, derrama sobre a Terra suas águas milagrosas - Do caos inicial à explosão da vida - Água, a nave-mãe da existência
Autores: Wilsinho da Paz, Noel Costa, Alexandre Moraes e Silvio Romai
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Sou Beija-Flor
Poços de Caldas é a referência
Do caos inicial a explosão da vida
Sou água a nave-mãe da existência
 
Brilhou, no universo refletiu
Uma grande explosão
A mãe Terra enfim surgiu
Do céu uma imensa tempestade desabou
Nas águas se manifestou a vida
Assim ao longo de rios e mares
Surgem civilizações
Com arte e sabedoria
A liberdade buscar
Um novo mundo conquistar

Rei netuno quero navegar
Tenho medo deste mar secar
Me proteja quero mergulhar
Pro seu reino desvendar

Atlantida terra reluzente do amor
Do rumo celestial desviou
Ao fundo do mar foi tragada
O criador, abençoou o nosso chão
O combustivel da vida nos doou
O reino de todas as águas Brasil
A semente brotou com ela redenção e paz
Poços de Caldas tu és Minas Gerais
Derrama sobre a terra suas águas milagrosas
Preservação a sinfonia da vida
Ouça o lamento da natureza que chora
E o clamor que vem das águas
A eternidade pode começar agora



2 - UNIDOS DA TIJUCA (5:02)
Sambas de Enredo : Ouvindo tudo que Vejo, vou vendo tudo que Ouço
Autores: Jorge Remédio e Julio Alves
Intérprete: Wantuir
 

Minha Tijuca
Abre os olhos para a melodia
Para ouvir a genial batuta
Regendo nossa sinfonia
Seguindo os caminhos do som
Vê a poesia brincar no salão
Joga serpentina em versos e rimas
Vivendo a magia de cada canção

É pura cadência brasileira
Esse requebrado que fascina
Do boteco à gafieira
O samba ecoa em cada esquina

Suspense eternizado
Na tela, um beijo apaixonado
O filme que passa em minha mente
Com a música, ganha o coração
Chega a emocionar
Ver a platéia delirar
Vibra o maestro
Vendo o artista na consagração
Piscam luzes coloridas
A noite, pra dançar convida
Se a música tocou a alma um dia
Sempre traz uma imagem
Que hoje faço fantasia

Ouvindo o que vejo
Vendo o que ouço na ópera do carnaval
Bravo, Unidos da Tijuca!
Faz do seu canto visão sem igual



3 - GRANDE RIO (5:33)
Sambas de Enredo : Amazonas, o Eldorado é Aqui
Autores: Márcio das Camisas, Mariano Araújo, Gilbertinho e Professor Elísio
Intérprete: Bruno Ribas
 

Uma expedição partiu
Buscando o eldorado no brasil
O homem com sua ambição matou e destruiu
Assim dizimando aldeias
Seguiu rio abaixo até encontrar... mulheres... guerreiras
Verdadeiras donas do lugar
Que foram chamadas de amazonas
Daí o nome desse rio-mar

A lenda virou história... o mundo quis conhecer
Piratas de todo lado... pagaram pra ver
Fizeram benfeitorias... lutaram pra conquistar
E o bandeirante veio colonizar...

A luta... desse povo continua sem parar
Vem do tempo das missões no solimões e do forte são josé
Levaram riquezas em nome da fé
O ouro e a borracha... quem é que não quer?
No maior estado do país
Nasceu um teatro, o povo aplaudiu
E a nossa capital é internacional...
Viva o nosso pólo industrial!!!
Chegou a hora do brasil gritar com todo gás
Deixem o meu eldorado em paz!!!

Sou grande rio... amor! amazonense
A minha floresta... tem o poder de curar
Amazonas...
Teu nome do mapa... ninguém vai tirar



4 - IMPERATRIZ (5:10)
Sambas de Enredo : Um por todos e todos por um
Autores: Niltinho Tristeza, Amauryzão, Maininho do Ponto e Tuninho Professor
Intérprete: Ronaldo Yllê 

Meu amor!
A Imperatriz chegou agora
É Carnaval! O lema é...
Um por todos e todos por um...
Garibaldi, o nosso herói, viveu
Uma história de luta e paixão que Alexandre Dumas
Assim descreveu (e pelo mundo)
Pelo mundo navegou
Nas batalhas que travou
Liberdade foi seu ideal (de lá pra cá...)
No Brasil, quanta riqueza!
Abraçando a natureza
Ele se encantou (e foi por aí...)

Foi por aí assim...
No balanço da expedição
A santa e bela Catarina
Virou seu chão (mas vê...)

Vê! Que momento lindo! Amor... amor
Quando viu Anita, ele se apaixonou
Amada, valente, guerreira
Com ele, na paz e na dor
Com os rebeldes lutou românticas...
De tantas aventuras, mundo afora
Viraram mitos na história popular

A alegria tomou conta da cidade
Vou me acabar
De verde-e-branco, cheio de felicidade
Até o som raiar (meu amor!)



5 - SALGUEIRO (5:04)
Sambas de Enredo : Microcosmos: o que os olhos não vêem, o Coração sente
Autores: Moisés Santiago, Waltinho Honorato, Fernando Magaça, Paulo Shell, Tiãozinho do Salgueiro, ABS, Leonel, Luizinho Professor e Quinho
Intérprete: Quinho

O que sou eu no universo?
Simples ser humano
Grão de areia no deserto
Gota d'água no oceano
Minúscula partícula da criação
Grandiosidade, perfeição
O homem nem nota
Há vida em volta
Viaja, Salgueiro
Em cada pequenina imensidão

Dia a dia uma sinfonia... pra sonhar
Infinito mundo colorido
O divino dom de renovar

E a vida gera vida... de valor essencial
Na água, terra e ar
Mantém o equilíbrio universal
Reluz desse mundo magia
A inspiração que faz a mente delirar
Num toque de sabedoria
Com ousadia, observar
Que segue o tempo regendo a vida
E a luz do céu a nos guiar

Na batida de um coração
Tem mistérios e emoção
Ecoa no ar um canto de amor
A academia do samba chegou



6 - MANGUEIRA (6:36)
Sambas de Enredo : Das Águas do Velho Chico, nasce um Rio de Esperança
Autores: Henrique Gomes, Gilson Bernini e Cosminho
Intérprete: Jamelão

Vou navegar...
Com a minha Estação Primeira
Nas águas da "integração", chegou Mangueira
Opará... rio-mar, o nativo batizou
Quem chamou de São Francisco foi navegador
Na serra, ele nasce pequenino
Ilumina o destino, vai cumprir sua missão
Se expande pra mostrar sua grandeza
Gigante pela própria natureza

A carranca na mangueira vai passar
Minha bandeira tem que respeitar
Ninguém desbanca minha embarcação
Porque o samba é minha oração

Beleza o bailar da piracema
Cachoeiras, um poema à preservação
Lendas ilustrando a história
Memórias do valente Lampião
Mercado flutuante, um constante vai-e-vem
Violeiro, sanfoneiro, que saudade do meu bem
O sabor desse tempero, eu quero provar
Graças à irrigação, o chão virou pomar
E tem frutas de primeira pra saborear
Um brinde à exportação, um vinho pra comemorar
O velho Chico! É pra se orgulhar

O sertanejo sonhou
Banhou de fé o coração
E transbordou em verde-e-rosa
A esperança do sertão



7 - PORTO DA PEDRA (4:56)
Sambas de Enredo : Bendita és tu entre as Mulheres do Brasil
Autores: Vadinho, Bento e Fernando Macaco
Intérprete: Luizinho Andanças
 

Bendita mulher!
Meu Porto da Pedra explode em prazer
A essência do universo é você

Semente lançada à natureza
Fertilidade do ventre abriga
Alimentada na pureza
Dá a luz que reflete em vida
Aura de um espírito divino
Concebida pelo criador
Escolhida, segue o seu destino
Mãe protetora
Que nos banha em seu amor

O dom de encantar o mundo
A história em outra direção
A força e a fé em tudo
Índia, branca ou negra, é sedução

Mulher que fez brotar no meu Brasil
A flor da liberdade
Levou ao chão barreiras, construiu
A igualdade
Artista, obra-prima, poesia
Pintou o samba em cores tão bonitas
O tigre abraçando o seu talento
Garra, luta e sentimento
Conquistando a avenida



8 - VIRADOURO (6:08)
Sambas de Enredo : Arquitetando Folias
Autores: Dadinho, Evaldo, Waldeir Melodia, Tamiro e Peralta
Intérprete: Dominguinhos do Estácio
 

Brasil! Terra de encantos mil
Em que a miscigenação
Alterando os conceitos, incentiva a criação
Vindos do além-mar, não poderiam imaginar
Quanta beleza: a natureza
Pros nativos era um lar
Nas obras de pedra-sabão
Barroco, fé e devoção
Nas senzalas eu vi brotar
A nova raça brasileira

Com a moda de Paris
A burguesia faz seu carnaval
Resiste, reluz o samba
E o artista arquiteta o visual

Chega de ver tanto sonho desabar!
A humanidade deve mudar
Favela, ô, favela!
O teu passado me faz lembrar
Dos tempos em que a noite estrelada
Salpicava a morada
Obrigado, meu Senhor, por ter iluminado
A mente desse homem pelo mundo consagrado
Que fez cidade sem igual
Museu como nave espacial
Arquitetando folias
Na apoteose, sou astro principal!

De vermelho-e-branco, amor, vou sambar!
Seja onde for, terra, céu e mar
De braços abertos, que emoção!
A Viradouro mora no meu coração!



9 - MOCIDADE (5:26)
Sambas de Enredo : A Vida que Pedi a Deus
Autores: Toco, Rafael Paura e Marquinho Marino
Intérprete: Wander Pires

Fui ao céu, viajei ao infinito
Meu sonho hoje é realidade
A suprema divindade atendeu o meu pedido
Para mudar a profecia
Apostei na alegria e na magia do meu carnaval
Na roda que o mundo gira
Roda baiana, faz o meu mundo girar
No compasso, a bateria faz meu povo delirar
A Mocidade risca o chão de poesia
Sob a luz da estrela guia
A vida vai se transformar

Sou a onda que te leva nesta folia
Um verde e branco mar de energia

Laços de amor
Unindo os povos num só coração
O homem que fazia a guerra
Hoje é um eterno folião
Há fartura em toda mesa
Da natureza todos vão compartilhar
A vida tem mais qualidade
E a Mocidade é o caminho pra felicidade
E amanhã, quando brilhar o novo amanhecer
Com liberdade e igualdade
Será um mundo bem melhor pra se viver

A vida que pedi a Deus
A Mocidade me proporcionou
São 50 anos de história
Uma linda trajetória
Lembranças que o tempo não levou



10 - VILA ISABEL (5:34)
Sambas de Enredo : Soy Loco por ti America: a Vila Canta a Latinidade
Autores: André Diniz, Serginho 20, Carlinhos do Peixe e Carlinhos Petisco
Intérprete: Tinga

"Sangue caliente" corre na veia
É noite no Império do Sol
A Vila Isabel semeia
Sua poesia em "portunhol"
E vai... buscar num vôo à imensidão
"Dourados" frutos da ambição
Tropical por natureza
Fez brotar a miscigenação


"Soy loco por tí, América"
Louco por teus sabores
Fartura que impera, mestiça mãe terra
Da integração das cores

Nas densas "Florestas de cultura"
Do sombrero ao chimarrão
Sendo firme, "sin perder la ternura"
E o amor por este chão
Em límpidas águas, a clareza
Liberdade a construir
Apagando fronteiras, desenhando
Igualdade por aqui
Arriba, Vila !!!
Forte e unida
Feito o sonho do libertador
A essência latina é a luz de Bolívar
Que brilha num mosaico multicor

Para bailar "La Bamba", cair no samba
Latino-americano som
No compasso da Felicidade
"Irá pulsar mí corazón"



11 - CAPRICHOSOS (5:33)
Sambas de Enredo : Na Folia com o Espírito Santo: o Espírito Santo Caprichou
Autores: Josemar Manfredini, Mauro Speranza e Márcio do Swing
Intérprete: Clóvis Pê

Vou te Devorar
A tua história incorporar
Espírito Santo, guerreiro caprichosamento me levar
Provano canto suburbano
Se transforma em divinal
Linda e sagrada, terra capixaba
Alma do meu Carnaval

E o sabor que traz o teu tempero
Se misturou com o povo estrangeiro
Quando ecoa o teu tambor
Lembro Pilares, meu divino amor

Enquanto aporta o turismo
Riqueza em pedra e flor, exportar
Arte moldada no barro
Encanta os olhos e o paladar
Montanha e mar...
Feito garoto me lambuzei
Senti a fé me renovar
Na Caprichosos me tornei
Romeiro-folião
Faço um desfile-procissão
Oh, santo espírito do samba!
Tu és a inspiração

Espírito Santo caprichou
É chocolate na avenida
Numa serenata, Pilares canta
Feliz da vida



12 - IMPÉRIO SERRANO (5:25)
Sambas de Enredo : O Império do Divino
Autores: Arlindo Cruz, Maurição, Carlos Sena, Aluízio Machado e Elmo Caetano
Intérprete: Nêgo

Cantando em forma de oração
Serrinha pede paz, felicidade
Pra nossa gente que não pára de rezar
E como tem religiosidade
Senhor, olhai por nós
Até por quem perdeu a fé
Vem meu amor
Na festa pr'o Divino
Pagar promessa
De joelho ou de pé

Hoje tem maracatu, bate tambor
Cai na folia, é Festa de Reis
Chão colorido
Fogaréu, Semana Santa
Pode chegar
Que aqui tem festa todo mês

Tem romaria lá no Juazeiro
A procissão do Círio faz chorar
Mas o Brasil é tão alegre e festeiro
É um celeiro de cultura popular
A esperança vem do índio caiapó
É louvação com muito amor no coração
Do povo negro, veio todo axé
Lá do terreiro umbanda e candomblé
Um mar de flores para Iemanjá
Água de cheiro, águas de Oxalá

O meu Império é raiz, herança
E tem magia pra sambar o ano inteiro
Imperiano de fé não cansa
Confia na lança do Santo Guerreiro
E faz a festa porque Deus é brasileiro



13 - PORTELA (5:43)
Sambas de Enredo : Brasil, Marca a tua Cara e Mostra para o Mundo
Autores: Mauro Diniz, Ary do Cavaco, Junior Escafura, Marquinhos de Oswaldo Cruz e Naldo
Intérprete: Gilsinho

O brasileiro é nosso maior tesouro
A Portela vem mostrar
Através da história, nossa formação
Fatos que marcaram a nação
Contam que outras civilizações
Também estiveram por aqui
Deixaram marcas que estão no tempo
Antes da cobiça invadir (Meu Brasil)

A lua banhava de prata
As matas, os rios e o mar
Será que tanta beleza
De nativa riqueza
Refletiu num povo singular?

Invasão que deixou neste chão
O traço europeu
Alma e raça africana
Que tanto sofreu
Se misturou com sabor imigrante
Deixando heranças culturais
Incomparável mistura, só aqui se faz
Brasil arte numa tela multicor
É crença que a fé espalhou
Exemplo para o mundo inteiro
A alegria e o talento brasileiro

É o povo que faz a marca desse país
Risonho, capaz, feliz
Com os olhos da águia
Eu vejo a nossa inspiração
Raiando o dia num azul de emoção



14 - ROCINHA (5:30)
Sambas de Enredo : Felicidade não tem Preço
Autores: Marquinhos, Marinho e Wander Timbalada
Intérprete: Anderson Paz

Eu sonhei com um pote de ouro
Meu lindo tesouro
Pobreza nunca mais
Sonho de menino, virei um grã-fino!
De quina pra Lua estou em cartaz
O jogo da vida aprendi a ganhar
Adeus pindaíba, chega de chorar!
Oh! Felicidade me diz o teu preço
Eu sei que mereço e posso pagar

Bem-me-quer, meu bem querer!
Vou comprar seu coração
Tô pagando por um beijo
Saciando o meu desejo no baú da ilusão

Sou o dono do mundo
Meu tempo é dinheiro, eu quero investir
Nessa ciranda onde a grana fala alto
Lá no céu tô perdoado, já paguei sem refletir!
Mas a realidade da desigualdade
Me faz despertar
Não quero essa falsa alegria
Chega de hipocrisia, pois a vida é muito mais
A felicidade não tem preço
Hoje reconheço que a riqueza se desfaz!

Eu quero é viver, a vida gozar!
Saber ser feliz e aproveitar
Rocinha encanta e mostra a verdade
Dinheiro não compra a felicidade

Nenhum comentário: