4 de fevereiro de 2012

Sambas Enredo Grupo Especial Rio de Janeiro Carnaval 2003


Sambas de Enredo 2003 Grupo EspecialImage Map
Faixas dos Sambas de Enredo 2003 Especial :

1 - MANGUEIRA (6:05)
 Sambas de Enredo : Os Dez Mandamentos - O Samba da Paz Canta a Saga da Liberdade
 Autores: Marcelo D'Aguiã, Bizuca, Gilson Bernini e Clóvis Pê
 Intérprete: Jamelão

Um clarão no céu
Iluminou... Mangueira!
Surge um caminho de luz
Pra mergulhar na história
No Egito, um Faraó
Poder e riqueza, cruel tirania
E um povo sonhava na lama
Que o "libertador" ali nasceria
Flutua nas águas do Nilo
A esperança guiando o menino
Criado no luxo da corte
Enfrenta o deserto, sagrado destino


É o vento que sopra poeira!
Segue o homem em busca da fé
Do alto uma voz anuncia
A certeza de um novo dia


Moisés desafia o Rei
A ira Divina desaba na terra
Libertação! E num gesto encantado
O Mar virou passarela
Descrença... Ilusão
No ouro, a falsa adoração
A vontade de Deus é a lei da verdade
Foi revelada pra humanidade
Mostra pro mundo, Brasil (meu Brasil!)
O Caminho da felicidade


Quem plantar a paz, vai colher amor
Um grito forte de liberdade
Na Estação Primeira ecoou!





2 - BEIJA-FLOR (6:03)
 Sambas de Enredo : O Povo Conta a sua História: "Saco Vazio não pára em pé - A Mão que faz a Guerra, faz a Paz"
 Autores: Betinho, J. C. Coelho, Ribeirinho, Glyvaldo, Luis Otávio, Manoel do Cavaco, Serginho Sumaré e Vinicius
 Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Luz, divina luz que me conduz
Clareia meu caminhar, clareia
Nas veredas da verdade: cadê a felicidade?
Aportei num santuário de ambição


E o índio muito forte resistiu
A tortura implacável assistiu
Enquanto o negro cantava a saudade
Da terra-mãe de liberdade


Na França é tomada a Bastilha
O povo mostra a indignação
Revoltado com o diabo
Que amassou o nosso pão


Grito forte dos Palmares... Zumbi
Herói da Inconfidência... Tiradentes
Nas caatingas do Nordeste... Lampião
Todos lutaram contra a força da opressão


Nasce então
Poderosa guerreira
E desenvolve seu trabalho social
Cultura aos pobres, abrigou maltrapilhos
Fraternidade, de modo em geral
Brava gente sofrida, da Baixada
Soltando a voz no Planeta Carnaval


Eu quero liberdade, dignidade e união
Fui lata, hoje sou prata
Lixo, ouro da região
Chega de ganhar tão pouco
Tô no sufoco, vou desabafar
Pare com essa ganância, pois a tolerância
Pode se acabar...


Oh! Meu Brasil
Overdose de amor nos traz
Se espelha na família Beija-Flor
Lutando eternamente pela paz





3 - IMPERATRIZ (4:31)
 Sambas de Enredo : Nem todo Pirata tem Perna de Pau, Olho de Vidro e a Cara de Mau
 Autores: Darcy do Nascimento, Brandãozinho da Imperatriz, Rubens Napoleão e Jorge Rita
 Intérprete: David do Pandeiro

Cobiça de ouro
Madeira, pedra e animais
São faces do primórdio da história
Que a Imperatriz refaz


Foi-se o tempo, longe está
Pirataria de além-mar
Vejam só a covardia
Parte dessa tirania
Era destinada aos reis (aos reis, aos reis)
Por corsários portugueses
Franceses, ingleses, holandeses
Tudo que era saqueado
Protegido era levado
Ao domínio da nação


Nem todo pirata tem perna de pau
O olho de vidro e a cara de mau


Hoje a coisa ficou preta
Muito preta e com razão
Pirata se queixando de pirata
De terno e gravata na televisão
Pirateando CD, até a fé
O comércio e a nação


Mas hoje eu quero ser
Pirata do prazer
Dançando um baile com você


Vem, meu amor, vem me beijar
Hoje eu tô que tô e você tá que tá
Vem, meu amor, vem me beijar
Beijo escondido pra ninguém clonar



4 - MOCIDADE (5:30)
 Sambas de Enredo : Para Sempre no seu Coração - Carnaval da Doação
 Autores: Santana e Ricardo Simpatia
 Intérprete: Paulinho Mocidade

Um gesto de amor faz alguém sorrir
Só o doador faz a vida prosseguir
Basta se conscientizar
A família querer aceitar
Pro sonho se realizar
Vem fazer o bem sem olhar a quem
Com a Mocidade doar o coração
Nos braços da mitologia
Unindo o mundo na mesma missão
Sob a luz da estrela-guia


Doar, sem medo de errar
Ver, um brilho no olhar
Amar, é dar e receber
É tão bom viver


Cosme e Damião
Pioneiros nessa arte divinal
Dando asas à ciência
O homem busca novos ideais
Os olhos ganham luz, vêem cores
Cura os males e as dores
Renovando os conceitos sociais
Esse artista iluminado
Doou toda sua criação
Sua imagem é chama viva
Para sempre no seu coração


Alô você!
Abrace essa corrente pela vida!
Sou doador, sou Mocidade
Dou um alerta para o bem da humanidade



5 - VIRADOURO (5:50)
 Sambas de Enredo : A Viradouro Canta e Conta Bibi, uma Homenagem ao Teatro Brasileiro
 Autores: Gustavo, Gilberto Gomes, Heraldo Faria e Gelson
 Intérprete: Dominguinhos do Estácio

Abram as cortinas, que o show vai começar
É "manhã de sol", um rouxinol vem despertar
Voa, vai tocar no seu coração
Amor, nessa avenida quanta emoção
Em cada gesto, em cada expressão
Em cada lágrima que vai sorrir
Diva, brilha a voz dos grandes musicais
Nesse palco, os artistas imortais
Hoje vão te aplaudir


Se um vento soprar, eu vou
Deixa o "dom" me levar, amor
Vou em busca de um ideal
No meu sonho de carnaval


Em toda forma de arte
Uma luz acendeu
A "Gota d'Água" faz parte
Dos seus encontros com Deus
"Piaf, um hino ao amor"
"A vida de uma estrela da canção"
Em uma noite de esplendor
"Amália" foi a sua inspiração
E quando o sol se põe
Desce uma estrela lá do céu
Vem reviver ao seu lado Bibi
O seu mais brilhante papel


O teatro consagrou e pede passagem
A Viradouro, meu amor, faz a homenagem





6 - SALGUEIRO (4:30)
Sambas de Enredo : Salgueiro, Minha Paixão, Minha Raiz - 50 Anos de Glória
 Autores: Leonel, Luizinho Professor, Serginho 20, Sidney Sã, Claudinho e Quinho
 Intérprete: Quinho

Orgulho é viajar em sua história
No ar, o aroma de café
"Tecer" 50 anos, quanta glória
Desta raiz, nasceu samba "no pé"
"Morro" de amores e saudades...
"Embriaga" de felicidade
"Conserva" o valor e a tradição
De unir fé e bandeiras numa só "religião"


Salgueiro, vermelho
Balança o coração da gente
Guerreiro, é de bambas um celeiro
Apenas uma escola diferente


Porto pro navio negreiro
Viajou com Debret pelo Brasil
Quilombo, exaltou o orgulho negro
Xica da Silva já te seduziu
História em carnaval, bênçãos da Bahia
Rei Negro e Rei de França
Coroaram a Academia
Da magia fascinante à brilhante sedução
Das minas do Rei Salomão
 

Explode coração, é tanta emoção
Que embarcar na alegria, eu vou
É a consagração da minha paixão
Renovando a cada dia, amor



7 - GRANDE RIO (5:05)
 Sambas de Enredo : O Nosso Brasil que Vale
 Autores: Mingau, Marco Moreno e Derê
 Intérprete: Wander Pires

Valeu Brasil
Terra onde o tempo é o senhor (ô ô ô)
Trago sonhos bordados em ouro
És o gigante da alegria, és meu tesouro
Nas matas viajei
Sou desse chão um rei
Onde pisei, deixei meu coração aventureiro
Cheguei em Minas, o eldorado brasileiro
Andei, criei cidades coloniais
A história, o vento nos traz
Salve o barroco, estilo igual jamais


Uma luz brilhou no céu, eu vi
Um sol de bronze a reluzir
Nuvens de prata vão cobrir
As montanhas de ferro, é o progresso a surgir


Vê, meu bem, quanta beleza
A mãe natureza tem pra dar
Tudo que o bom Deus criou
O homem tem que preservar
O orvalho molha as flores
Pro Vale do Rio Doce, eu vou
Os passarinhos voando
Entoam um canto de paz
Enquanto danço com índios em Carajás
Deixa o futuro chegar
Que a criançada vai ver
Quanta magia tem na arte e no saber


Vem, meu povo, a festa começou
Vem que a voz da alegria eu sou
Solta o grito da garganta
A Grande Rio chegou, meu amor



8 - PORTELA (5:14)
 Sambas de Enredo : Ontem, Hoje, Sempre Cinelândia - O Samba entra em cena na Broadway Brasileira
 Autores: Caixa D'Água, Alexandre Fernandes, Lilian Martins e Júlio Alves
 Intérprete: Gera

De um sonho fez-se um gesto de amor (amor, amor)
Das luzes uma "cidade" criou
O Rio assiste em cena
O mundo que o "maestro" imaginou
Um chão de estrelas vai surgindo
Envolvendo os corações
Cinemas, night and day, teatros, felicidade é a lei
No palco da paixão, a Cinelândia "faz opinião"
Boêmios, cantores, um beijo roubado ao luar
A poesia sorrindo em cada mesa de bar


A voz não pode calar, a gente tem que lutar
O povo "faz a hora" de mudar


Onde o amor faz morada já é madrugada
Deixa o dia clarear
É bom estar com você, do Bola Preta a gente vai ver
O sol, a rua, o filme que o vento não levou
Somos o "cais", emblema da paz
Velas ao vento, vem "navegar"
Voar no azul mais bonito, buscar no infinito
A alegria dos meus carnavais


Voa, voa, divina luz de Madureira
O samba na praça, no embalo da massa
A Portela não é brincadeira



9 - IMPÉRIO SERRANO (5:14)
 Sambas de Enredo : E onde houver Trevas... que se faça a Luz
 Autores: Arlindo Cruz, Maurição, Carlos Sena, Aluizio Machado e Elmo Caetano
 Intérprete: Wantuir

Luz, magia
Que faz a mente do poeta delirar
Estrela-guia
Faz meu Império brilhar
É bom amar (amar) e ser amado
Se dar e receber
Eu quero um mundo de inspiração
Pra clarear de vez a escuridão


Prometeu roubou do Sol... o fogo
Trouxe a Luz pra iluminar... o povo
O que vem do coração, oi... clareia
Clareia igual a Lua cheia


E a paz, desejo da humanidade
Se faz com liberdade e igualdade
Feliz, muito feliz
"Uma criança" vai nascer
Se o homem conseguir usar a luz da razão
A Terra então vai florescer
Vai meu irmão!
Tens a chave do Céu!
A energia no ar
Vem da ribalta da vida
Serrinha é o show nessa avenida!
(uma prova de amor...)


Uma prova de amor... perdão
Uma grande paixão... amor (amor)
A esperança é quem me conduz
Onde houver trevas, que se faça a Luz!




10 - UNIDOS DA TIJUCA (4:35)
 Sambas de Enredo : Agudás, os que levaram a África no Coração e trouxeram para o Coração da África, o Brasil!
 Autores: Haroldo Pereira, Valtinho Junior e Wantuir
 Intérprete: Nêgo

Obatalá
Mandou chamar seus filhos
A luz de Orunmilá
Conduz o Ifá, destino
Sou negro e venci tantas correntes
A glória de quebrar todos grilhões
Na volta das espumas flutuantes
Mãe África receba seus leões


No rufar do tambor ô ô
Atravessando o mar de Yemanjá
No sangue trago essa chama verdadeira
Raiz afro-brasileira, sou Agudá


Quem chega a Porto Novo
É raça, é povo e se mistura
De semba se fez samba
Um carnaval pelas culturas
Na fé de meus orixás
Axé, meu Delogun
Temor e proteção ao anel do dragão de Dagoun
A união é bonita
E a gente acredita na força do irmão
No continente africano a ecoar
A epopéia Agudá, vitoriosa face da razão


Tem cheiro de benjoim no xirê, alabê
Prepare o acarajé no dendê
Salve o Chachá, salve toda a negritude
A Tijuca vem contar uma história de atitude




11 - PORTO DA PEDRA (5:30)
 Sambas de Enredo : Os Donos da Rua, um Jeitnho Brasileir de Ser
 Autores: Dudu, Max Mendonça e Silva
 Intérprete: Preto Jóia

Lá vou eu
Sou bom malandro e sou fã da liberdade
Lá vou eu
Sou o tigrão, sou o dono da cidade
Cada selva tem um rei, cada rei tem sua lei
O Brasil é uma estrada
Nas esquinas da ilusão, nas ruas do meu coração
Oi! Saravá, meu Pai Ogum, eu peço axé!
Me dá licença, meu Senhor, eu vou na fé
A rua é negra, como é negra a escravidão
Vou seguindo meu caminho,
Vou "lavando" a solidão


Quem vai, quem vai, quem vai "querê"
Tem ouro, prata e cristal
Quem tem garrafa pra "vendê"
Tem tudo pra ficar legal


(E na Central)
Na Avenida Central, passo a passo, sorri
Vi meu Rio feliz, eu vi Paris
Vi sujeira... Vi ratos... Ratoeiras...
Hoje vou pra Lapa detonar
Vou pra Lapa grafitar
Minha tribo rasga o pano
Sou profano, mas olho lá pro céu
Nas ruas de "Babel", peço a Deus pra me ajudar


Eu sou Porto da Pedra
Faço anjo sambar! Eu quero é mais!
Quero ser querubim
Vem pra noite brincar
Vem que o bicho vai pegar




12 - CAPRICHOSOS (5:52)
 Sambas de Enredo : Zumbi, Rei de Palmares e Herói do Brasil, a História que não foi contada
 Autores: Carlos Ortiuz, Claudia Nel, Alberto Capital e Mestre Augusto
 Intérprete: Jackson Martins

África
Dos guerreiros de Angola, de Jeje e Yorubá
Na escravidão, que agonia
Ai, como o negro sofria
No destino de além-mar
O europeu no troca-troca conseguiu
Levar as "peças da Guiné" para o Brasil
Nesse comércio, a pirataria surgiu


Ilu-ayê, ilu-ayê, um canto triste ecoou ô ô
Ilu-ayê ô, na senzala, sofrimento e dor


Veja, Ifá falou
Que os orixás vão enviar um libertador
Canta, Pilares
Zumbi foi rei lá no Quilombo dos Palmares
Na cultura, o negro se agiganta
A fé da "terra mãe" é seu alento
Existe um grito preso na garganta
Só Oxalá segura o fio da esperança
Que ser livre!
Esse lamento ressoou na sociedade
Que tem as chaves
Mas prende seus heróis na marginalidade
Vi nos olhos verdes do holandês outro país
Caiu Palmares, liberdade não se mata na raiz


No batuque, bateria, sou Zumbi
Onde há paz e alegria, eu tô aí
Quero amor e muito mais dignidade
A Caprichosos luta pela igualdade




13 - TRADIÇÃO (5:30)
 Sambas de Enredo : O Brasil é Penta; R é 9, o Fenômeno Iluminado
 Autores: Lourenço e Adalto Magalha
 Intérprete: Celino Dias

É fantástico, ser brasileiro,
Com muito orgulho, muita paz e muito amor, ô ô ô
E o globo vai girando, a gente fazendo história
E vitórias conquistando
Quando Deus criou a Terra, nos deu a luz do Sol
Também fez nosso Brasil, o país do futebol
Começou lá na Suécia, a segunda vez no Chile
A alegria da nação, ai que paixão
E no solo mexicano, depois no americano
Foi aquela emoção, pro meu povão
Se formou uma família, uma grande seleção
Foi aquele show de bola, na Coréia e no Japão


Ai ai ai, oh! Vida me leva
Ai ai ai, deixa a vida me levar
Ai ai ai, eu tô nessa festa
Eu quero mais é festejar


O Ronaldo iluminado, dono da camisa 9
Nasceu em Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro
Um menino inspirado, pelo mundo consagrado
O fenômeno brasileiro...
Da bola que era um brinquedo
Dadado fez seu reinado
Destino não tem segredo
Já veio nele traçado
Um guerreiro abençoado, nos campos que jogou
Ninguém pode duvidar, ele tem cheiro de gol


É bola na rede
A nossa Tradição
É bola na rede
É penta campeão




14 - SANTA CRUZ (5:27)
 Sambas de Enredo : Do Universo Teatral à Ribalta do Carnaval
 Autores: Doutor, Eli Penteado, Jorge Charuto, Marquinho Bombeiro e Fernando de Lima
 Intérprete: Luizinho Andanças

Vem contracenar
Mesclar verdade e fantasia
Esta cultura milenar
Que vem dos deuses
Traz um mundo de magia
Anjos do bem e do mal
Na era medieval, que sedução!
Estrelas de luz
O artista traduz, emoção


Tem pierrô e colombina, amor
O circo encanta, me fascina, chegou
Encena o sonho, abre a cortina, eu vou
Olha, o show já começou
 

Lindo é descobrir
Toda a magia dessa arte universal
Veio do Ocidente até o lado oriental
Brilha, meu Brasil
Tablado encanta
Doce mundo de ilusão!


Salve, o sentimento do artista
Que invade a lama do sambista
E alegra o coração


É Santa Cruz, pode aplaudir, alto-astral
O nosso show é aqui, mundial
Você faz esta festa
Chegou, a hora é esta
Carnaval!



Nenhum comentário: