4 de fevereiro de 2012

Sambas Enredo Grupo Especial Rio de Janeiro Carnaval 2005



Sambas de Enredo 2005 Grupo EspecialImage Map

Faixas dos Sambas Enredo 2005 Especial : 




1 - BEIJA-FLOR (6:06)
 Sambas de Enredo : O Vento Corta as Terras dos Pampas. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Guarani - Sete Povos na Fé e na Dor... Sete Missões de Amor
 Autores: J.C. Coelho, Ribeirinha, Adilson China, Serginho Sumaré, Domingos P.S., Sidnei de Pilares, Zequinha do Cavaco, Wanderley Novidade, Jorginho Moreira, Paulinho Rocha e Walnei Rocha
 Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Clareou...
Anunciando um novo dia
Clareou...
Abençoada estrela-guia
Traz do céu a Luz Menino
Em mensagem do divino
Unir as raças pelo amor fraternizar
A Companhia de Jesus
Restaura a fé e a paz faz semear

Os jesuítas vieram de além-mar
Com a força da fé catequizar... E civilizar

Na liberdade dos campos e aldeias
Em Lua Cheia, canta e dança o Guarani
Com Tubichá e o feitiço de Crué
Na "Yvy Maraey", aiê... Povo de fé

Surgiu
Nas mãos da redução a evolução
Oásis para vida em comunhão
O paraíso
Santuário de riquezas naturais
Onde ergueram monumentos
E imensas catedrais
Mas a ganância
Alimentada nos Palácios de Madri
Com o Tratado assinado
A traição estava ali

Oh Pai, olhai por nós!
Ouvi a voz desse missioneiro
O vento cortando os pampas
Bordando a esperança
Nesse rincão brasileiro

Em nome do Pai, do Filho
A Beija-Flor é Guarani
Sete povos na fé e na dor
Sete missões de amor





2 - UNIDOS DA TIJUCA (4:52)
 Sambas de Enredo : Entrou por um Lado, saiu pelo Outro... Quem quiser que Invente Outro
 Autores: Sérgio Alan, Jorge Remédio e Valtinho Jr.
 Intérprete: Wantuir

Abro os portais da imaginação
Toda fantasia hoje é real
Me entrego ao delírio, luz, inspiração
Carnaval...
A mente leva a locais surpreendentes
Na inocência, sou criança novamente
Com a Tijuca...
Viajo nessa emoção
Me torno aventureiro da ilusão

E desejo desvendar
Misteriosas civilizações
Cidades perdidas encontrar
Tesouros que atraíram gerações

Quando se abrem as portas do medo
Bruxas, vampiros, fantasmas da vida
Abraço a paz, me elevo à beleza
Purificar a alma é a saída
O homem pensou
Que o planeta era somente seu
Pro futuro, ele projetou
Dominar a natureza, que um dia o acolheu
Alerta pro mundo atual
Imagem, terror irreal
Humanos dominado pelo mal

Entrei por um lado, saí pelo outro a cantar
E quem quiser invente outro lugar
O meu paraíso, local mais perfeito não há
Faço do Borel, a Shangri-Lá





3 - MANGUEIRA (5:24)
 Sambas de Enredo : Mangueira Energiza a Avenida, o Carnaval é Pura Energia e a Energia é o Nosso Desafio
 Autores: Lequinho, Junior Fionda e Amendoim
 Intérprete: Jamelão

Mangueira despontou no infinito
Uma explosão de cor
Em sua sutileza e dom divino
O universo Deus criou
Fez a luz, separou da escuridão
Coloriu de verde e rosa
Toda a sua criação
O mundo gira, avança a tecnologia
A ciência faz o homem acreditar
Que a vida é uma fonte de energia pra sonhar

O vento corta o mar
Faz o moinho girar - vem sambar!
Com pensamento de amor, traz alegria no olhar
Que a energia negativa não vai te pegar

O desafio é o ciclo da vida
A água banha e guarda o tesouro desse chão
Da terra vi brotar tanta beleza
Do ventre da mulher, uma nação
Mangueira, tu és o ar que eu respiro
O fogo que aquece o meu coração
Na esperança de um novo amanhecer
Vem reciclar, sobreviver
Se me desafiar, pode contar, não vou desistir
Pois a energia é o nosso desafio
E o nosso desafio é aqui

A energia do samba
É o combustível do amor - Sou Mangueira
Nos braços do povo fazendo fluir
A verde-e-rosa na Sapucaí





4 - VIRADOURO (5:22)
 Sambas de Enredo : A Viradouro é só Sorriso
 Autores: Gusttavo, Gilberto Gomes, P.C. Portugal, Zé Antônio e Dominguinhos do Estácio
 Intérprete: Dominguinhos do Estácio

Numa expressão de amor
Com meu jeito de encantar
O divino criador
Me deu o dom de conquistar
Às vezes me entrego por simples prazer
Juízo, não nego, até posso perder
Na Grécia brinquei da maneira que quis
Em Roma fiz o povo mais feliz
Já fui contido e proibido
Como um vilão qualquer
Mas um sonho em mim se realiza
Desvendei em Monalisa
Os segredos de Molière

Iluminado eu sou, palhaço do amor
Na "bossa" da bateria, eu vou
E no compasso, eu traço a arte e assim
A vida vai sorrir pra mim

É mais um dia de graça
Na simpatia do artista
Aquarelando ele passa
O bom humor em revista
Os amigos do sorriso
Brilham no meu clarear
É carnaval, "oh! Quanto riso"
Sou criança, vou brincar

Eu quero ver você cantar, extravasar
Quando a cidade-sorriso passar
Eu quero ver, eu quero ver
Geral gritar, já é, já é
Na Viradouro eu levo fé





5 - IMPERATRIZ (5:37)
 Sambas de Enredo : Uma Delirante Confusão Fabulística
 Autores: Josimar, Evaldo Ruy, Jorge Artur e P.C. e Jorginho
 Intérprete: Ronaldo Yllê

Era uma vez...
E um sorriso de criança faz a gente acreditar...
Era uma vez...
Em um mundo encantado, se prepare pra sonhar...
Contos de fadas, rainhas e reis...
Roupas que o povo não pode enxergar
Os sapatinhos dançando sozinhos
Um rouxinol a cantar
Sereia menina, a bailarina...
Universo criado por um sonhador
E o menino venceu a pobreza
E fez da arte a linda princesa
Com quem viveu grande amor

Pega a viola o repentista
Conta em versos que o grande artista
Da Dinamarca voou, foi além
Como um cisne altaneiro
Hans Christian Andersen

Foi Monteiro Lobato
Um mestre de fato da literatura infantil
Histórias escritas com arte
E de todas as partes contou no Brasil
O Sítio não tem fronteiras
Abrindo as porteiras pra imaginação
Dona Benta recebe encantada
O povo dos contos de fadas
Numa delirante confusão

A turma do Sítio apronta
A Imperatriz faz de conta
Emília cantando assim:
Vem viajar nessa história
É só dizer pirlimpimpim





6 - SALGUEIRO (5:47)
 Sambas de Enredo : Do Fogo que Ilumina a Vida, Salgueiro é Chama que não se Apaga
 Autores: Moisés Santiago, Waltinho Honorato, Fernando Magaça, Luiz Antonio e Quinho
 Intérprete: Quinho

Salgueiro acende a paixão
É pura emoção... é fogo
Divina criação que a humanidade adorou
Chama viva que clareia... clareia... clareia...
Deixa queimar, queimar...
Que o sangue vai ferver na veia
Surgiram deuses, mitos do imaginário
Pra alma é purificação
Ferros, modelagens; tem lendas e dragões
Rituais de fé, religiões
Fez evoluir a era industrial
Tem fogo neste carnaval

Bota lenha na fogueira... ô iaiá
O sabor do seu tempero... vou provar
No calor do dia-a-dia... tem que respeitar
Não brinca com fogo pra não se queimar

A chama que arde no peito
É luz que irradia... amor
Quem dera que o homem apagasse
Da mente a maldade e a dor
Um brilho explode no ar
A festa vai começar
O sol traz esperança
Vitória e confiança
Do fogo que ilumina a vida
Vermelho incendeia a Avenida

Hoje o fogo da alegria
Alastrou na Academia por inteiro (É dez! É show!)
Vem no show da bateria
Esse fogo que arrepia... É Salgueiro





7 - PORTELA (5:14)
 Sambas de Enredo : Nós Podemos: Oito Idéias para Mudar o Mundo
 Autores: Noca da Portela, Darcy Maravilha, J. Rocha e Noquinha
 Intérprete: Bruno Ribas

Portela, hoje abraça o mundo
Num amor profundo, pela fraternidade
O samba é o porta-voz
E "nós podemos" desatar os nós
Da desigualdade
E vem... Num sorriso de criança
A esperança em cada coração
E nesse dia de folia, faz a sua profecia
Liberando a emoção

Um mundo sem fome, sem dor e sem guerra
Quem viver verá
O manto da paz cobrindo a Terra
O que há de ser será

Ensinando ver a vida, como ela é
Respeitando os direitos da mulher
Dando a juventude um novo amanhã
Saúde, corpo forte, mente sã
Combater o HIV
E toda epidemia que aparecer
Preservar a natureza
Ver o bem vencer o mal
A ONU e o samba, parceria ideal
Pro desenvolvimento mundial

A mensagem da Portela
É pra toda humanidade
Vamos semear amor
Pra colher felicidade





8 - MOCIDADE (4:59)
 Sambas de Enredo : Buon Mangiare, Mocidade! A Arte está na Mesa
 Autores: Inácio Rios, Nilton Mello e Jorginho Valle
 Intérprete: Roger Linhares

Buon Mangiare, Mocidade! Amor...
Se a arte tá na mesa, eu tô...
É a trupe independente de Padre Miguel
Brilhou uma estrela lá no céu

Abram as cortinas
No palco, toda forma de expressão
Eu agito a massa
Sou arlequim, tempero certo, sedução
Vai o saltimbanco pela rua
E a vida continua
Ê, paixão!
Recheio lá dos bailes de Veneza
Quem sou eu? Quem é você?
Vem me dar seu coração

Ô ô ô ô
A ópera vai começar
Maestros e compositores
A magia está no ar!

Sonhar é renascer
O molho tá na consciência
O homem recriou
Transformando em arte a ciência
O fogo atiçou a terra dos sabores
A moda em Milão
Mistura de cultura e liberdade
Cobre de liberdade
Essa vida, esse chão
Artistas, descendentes desse traço
Pra Itália, aquele abraço!
Um banquete de união





9 - IMPÉRIO SERRANO (5:43)
 Sambas de Enredo : Um Grito que Ecoa no Ar (Homem/Natureza - O Perfeito Equilíbrio)
 Autores: Marcão, Marcelo Ramos e João Bosco
 Intérprete: Nêgo

Meu grito ecoa pelo ar
Faço um alerta ao mundo
O homem, com a sua ambição
Trouxe a tecnologia
Fez mal uso da razão
De mãos dadas com a ganância
Tem tudo que lhe deu o criador ô ô
De graça, com amor
No seu futuro vai semear a dor

No meu verde das matas tem magia
Equilíbrio perfeito que irradia, oi
As minhas águas cristalinas
São poluídas no seu dia-a-dia

Choro, com esta tal evolução
Ressentida, estou ao ver minha devastação
O homem com sua sapiência
Transformou tudo em ciência
Maltratando a minha natureza
É muito lixo jogado aos ventos
Usou o átomo sem consciência
Causou tristeza, degradação
Coloca em risco toda a civilização

Enfim, num grande gesto de amor
Já tem gente a refletir
E por mim vive a lutar
Um fio de esperança a reluzir
Basta reciclar os seus conceitos
Na reforma ser perfeito
Produzir sem maltratar
Sou a Mãe Terra
Só o seu amor vai me salvar

Clamando numa só voz, vem meu Império
A gente tem que pensar, é caso sério
Pra natureza sorrir, o homem tem que mudar
E aprender a preservar





10 - GRANDE RIO (5:42)
 Sambas de Enredo : Alimentar o Corpo e a Alma faz bem
 Autores: Levi Dutra, Licinho Jr., Deré Mingau, Barberinho, Competência, Bitar, Marcelinho Santos, Leleco e Ciro
 Intérprete: Wander Pires

Solo fértil abençoado
De onde brotam riquezas, nosso alimento sagrado
Imenso Brasil da mistura
Culinária que fascina
Moça, o teu doce é saboroso
Preparado bem no clima
Se alimentar pro corpo é fundamental
Lá em nosso ninho tem sabor especial
Se há comemoração, vamos confraternizar
Comer se torna um ritual
Prepare a mesa nesse carnaval

Beleza a me seduzir
Aroma pra me revelar
Alimentando o meu prazer
Dá gosto no meu paladar

A força que tem entre a terra e o céu vem da fé
Se a vida imita a arte, diversão faz parte
Enriquece o meu saber
Eu só quero ser feliz
Dividir o pão com meu irmão
Por que será, que uns têm muito e outros não?
Abaixo à discriminação
O povo pede paz e união

A mensagem de paz, Grande Rio nos traz
A verdade da vida, o prazer de viver
Alimentar o corpo e a alma faz bem
Meu bem querer!
Oh! Mãe Terra




11 - PORTO DA PEDRA (4:34)
 Sambas de Enredo : Festa Profana
 Autores: J. Brito, Bujão e Franco
 Intérprete: Luizinho Andanças

O rei mandô
Cair dentro da folia
Eh! Lá vou eu
O Sol que brilha nessa noite vem da Ilha
Lindo sonho que é só meu

Vem, vem amor!
Na poesia vem rimar sem dor
Na fantasia
Vem colorir que a vida tem mais cor
Vem na magia
Me beija nesse mar de amor
Vem, me abraça mais
Que eu quero é mais
O teu coração

Eu vou tomar um porre de felicidade
Vou sacudir, eu vou zoar toda cidade

Eh! Boi Ápis
Lá no Egito, festa de Ísis
Eh! Deus Baco, bebe sem mágoa
Você pensa que esse vinho é água?
É primavera!
Na lei de Roma, a alegria é que impera
Oh! Que beleza!
Máscara negra lá no baile de Veneza

Oi, joga água que é de cheiro
Confete e serpentina
Lança-perfume no cangote da menina





12 - TRADIÇÃO (4:35)
 Sambas de Enredo : De Sol a Sol, de Sol à Soja - Um Negócio da China!
 Autores: Tonho, Lu Gama e Nascimento
 Intérprete: Preto Jóia

Havia festa no Palácio Imperial
Onde se comemorava o sucesso da colheita
A realeza conduzida em palanquins
Admirava tigres brancos
Com Jade na "terra dos mandarins"

Brasil, meu Brasil
Meu Brasil se fez presente
Elevando a economia nacional
Cana-de-açúcar e café
Pro mundo foi genial
Hoje tem soja e Tradição no carnaval

O imigrante veio plantar
Nessa pátria mãe gentil
Da China pra cá, em solo fértil
Terra de encantos mil

De grão em grão
O milagre acontece
Ao raiar de cada dia
Pro mundo inteiro se alimentar
E os anjos abençoando
Nossa alegria nessa festa popular

Eu também vou voar, eu vou voar... na passarela
De sol a sol nesse chão
Vou semeando esse grão
Abençoada seja a plantação





13 - CAPRICHOSOS (5:21)
 Sambas de Enredo : Carnaval, Doce Ilusão - A Gente se Encontra aqui, no meio da Multidão! 20 Anos de Liga
 Autores: J.L. Fróes, Carlinhos Danoninho, Edmar Silva, Jorge 101, Fernando de Lima, Rafael França e Lee Santana
 Intérprete: Serginho do Porto

Hoje é carnaval
Vem se encontrar, chegou a hora
Vamos recordar e ver também bumbum de fora
No "me dê, me dá"
A Caprichosos brinca com você
Ajoelhou tem que rezar
Olha aí, tem ti-ti-ti
De novo na Sapucaí
Eu ouvi alguém gritar: bota fogo nisso!
A virgindade já levou sumiço

Pisa na casca de banana e escorrega
Mulher bonita aqui também não leva
Bumbum paticumbum prugurundum nos avisou
Nessa Kizomba, viu, tudo mudou

Carnaval, sedução, palco de ilusão
Vista sua fantasia
Povo e Liga se abraçam, 20 anos se passam
O "Ita" foi só alegria
A Rosa que desabrochou campeã
Numa explosão de amor...
Parabéns, palmas para os sambistas
Carnavalescos, artistas, sem vocês não tem show
Não vai dar pra terminar, eu tava de bobeira
Um pivete bateu minha carteira

É carnaval, é samba a noite inteira
Mulata, cachaça, tem muita zoeira
Vem cá, meu bem, me dê seu coração
E não a bolsa, o relógio e o cordão





14 - VILA ISABEL (5:31)
 Sambas de Enredo : Singrando em Mares Bravios... Construindo o Futuro
 Autores: André Diniz, Serginho 20, Sidney Sã, Professor Newtão e Miguel BD
 Intérprete: Tinga

Olokum, abre caminhos no mar
Pra minha Vila passar
Depois da tempestade
A felicidade, a bonança
"O azul retorna ao seu lugar"
O povo de Noel singra a história em direção
À Arca de Noé que navegou pra salvação
No Egito embarcou, cultura milenar
A fria região, com Viking a velejar
A proa da ambição, fez brilhar

Caravela, leve a Vila, "Oriente"
O paraíso é aqui, vem descobrir
O "feitiço" dessa gente

Lágrimas, corriam o semblante negro
Oceano de lamento nos tumbeiros
Jangadeiros sob a bravura de um dragão
Negavam desembarcar a escravidão
Num cisne branco flutua
A luz do Almirante em noite de lua
O Barão de Mauá se fez pioneiro
Na construção naval
Que volta a soprar de cada estaleiro
Ventos à indústria nacional

É carnaval, um Rio de prazer
Cada turista que chegar vai ver
É linda a Vila "balançando" nas ondas do mar
Rumo à vitória, navegar!



Nenhum comentário: