3 de janeiro de 2012

Sambas Enredo Grupo Especial Rio de Janeiro Carnaval 2009



Sambas de Enredo Grupo Especial 2009Image Map


Faixas dos Sambas de Enredo 2009 Especial



1 - BEIJA-FLOR (6:23)
Sambas de Enredo : No Chuveiro da Alegria, quem Banha o Corpo, Lava a Alma na Folia
Autores: Tom Tom, Marcelo Guimarães, Lopita, Jorge Augusto e Veni Vieira
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

Águas do tempo
Fonte da vida, purificação
No azul da fantasia, mergulhei
Nas ondas da emoção
Lá no Egito começou o hábito de se banhar
Um ritual de prazer que conquistou a realeza
No oriente imperou e os males da mente expulsou
Nas ervas, o aroma renovou, nas termas, a luxúria e o vapor
Chega a Idade das Trevas, o corpo se fecha, o sonho acabou
E o que dava prazer virou pecado, o banho foi excomungado


As águas rolaram
As mentes lavaram, clareou!  

O índio ensinou, o banho voltou
E o mundo se purificou

Renasce a esperança, toda corte é perfumada
A sujeira disfarçada até que um francês descobriu
Corpo limpo, corpo são, o banho evoluiu
Banho de chuva, banho de cheiro, oi...
Banho de felicidade, banho de gato, amor
Relaxa e dá calor de verdade, banho de lua ou de sol
Na cachoeira ou no mar, Odoyá, Yemanjá...
Oxum, a deusa do encanto, estende o seu manto
Aos Orixás a nossa fé
Quem banha o corpo, lava a alma
E toma um banho de axé!

No chuveiro da alegria
Salve as águas de Oxalá! Embala eu, Babá
Feito um rio de magia que deságua luxo e cor
Banhando o povo, vem a Beija Flor



2 - SALGUEIRO (5:27)
Sambas de Enredo : Tambor
Autores: Moisés Santiago, Paulo Shell, Leandro Costa e Tatiana Leite
Intérprete: Quinho

O som do meu tambor ecoa, ecoa pelo ar
E faz meu coração com emoção pulsar
Invade a alma, alucina
É vida, força e vibração
Vai, meu Salgueiro... Salgueiro
Esquenta o couro da paixão
Ressoou da natureza, primitiva comunicação
Da África, dos nossos ancestrais
Dos deuses, nos toques rituais
Nas civilizações, cultura
Arte, mito, crença e cura


Tem batuque, tem magia, tem axé
O poder que contagia quem tem fé
Na ginga do corpo, emana alegria
Desperta toda energia


No folclore, a herança
No canto, na dança... É festa, é popular
Seu ritmo encanta, envolve, levanta...
E o povo quer dançar
É de lata, é da comunidade
Batidas que fascinam
Esperança social, transforma, ensina
Ao mundo deu um toque especial (é show)
É show, é samba, é carnaval


Vem no tambor da Academia
Que a furiosa bateria vai te arrepiar   

Repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro
Salve o mestre do Salgueiro!




3 - GRANDE RIO (5:26)
Sambas de Enredo : Voilá, Caxias! Para Sempre Liberté, Egalité, Fraternité. Merci Beaucoup, Brésil! Não tem de quê!
Autores: Derê, Emerson Dias, Rafael Ribeiro e Mingau
Intérprete: Wantuir

O Rei Sol bordado em ouro e a corte... A brilhar
Champagne, um baile pra comemorar
Mistérios da Terra Brasilis vão se revelar
Navegando, não imaginava encontrar
Ver tanta beleza seduzindo o meu olhar
Um grito Tupinambá tocou meu coração
E foi saindo "à francesa" Villegagnon
Assim nascia São Sebastião


A força de um povo que revoltado... Se uniu
Cruzou fronteiras "movimentando" meu Brasil         
Vem o anseio de alcançar liberdade
Meu lema é egalité, fraternidade


Eu vi nascer
Um novo dia florescer
Sonhei com as cores de Debret
Emoldurando o amanhecer
Me encantava!
Quando eu sentia seu perfume pelo ar
A Ouvidor era Paris a desfilar
O grande cabaré, na Cidade-Luz
Sonho ou ilusão que me conduz
De um "passo", fiz um traço no compasso da paixão
É o vôo da evolução
Flores pra nação que sempre estendeu a mão
É festa, carnaval, é união


Minha alma é tricolor!!
O meu orgulho é minha bandeira, oui, voilá!!
A Grande Rio balança    

Le mon amour é a França
Vem brindar!!!




4 - PORTELA (6:26)
Sambas de Enredo : E por Falar em Amor, onde anda você?
Autores: Ciraninho, Wanderley Monteiro, Diogo Nogueira, Luiz Carlos Máximo e Junior Escafura
Intérprete: Gilsinho

Brilha, Portela! Das trevas renasce o amor
Doze cavaleiros se uniram
Um rei a lealdade conquistou
Lendas do povo europeu
Feitiços, mistérios, magia
A lua vem beijar o astro-rei
A noite se encontra com o dia
Lágrimas nos olhos do imperador
Na Índia, o palácio da saudade
Mãe-África negra! O amor cruza o mar
Liberdade!


Meu coração guerreiro
É raça, é filho desse chão

Meu canto tem raiz, é brasileiro
É natureza e miscigenação


Cenas de cinema, lindos temas de amor
A união da família, momentos que o vento levou
O homem tem que usar a consciência
As maravilhas da ciência
Para viver em harmonia
Vem recordar... Ranchos, blocos e cordões
Os mascarados nos salões
As fantasias do Municipal
Embarque nesse bonde, é Carnaval!
São vinte e uma estrelas que brilham no meu olhar
Se eu for falar da Portela, não vou terminar
Lá vem minha águia no céu da paixão
O azul que faz pulsar meu coração


Oh! Majestade do samba
Meu orgulho maior é tua bandeira  

Chegou minha Portela, meu eterno amor
A luz de Oswaldo Cruz e Madureira




5 - UNIDOS DA TIJUCA (6:07)
Sambas de Enredo : Tijuca 2009: Uma Odisséia sobre o Espaço
Autores: Julio Alves e Totonho
Intérprete: Bruno Ribas

Dourado é o sol a clarear
No azul do céu, estende o véu, isso é Tijuca
Chegou, na cauda do cometa, o pavão
E a minha estrela foi buscar na imensidão
Cruzou o céu no limiar do infinito
O meu Borel visto de cima é mais bonito
Eu vou alçar ao espaço
Cavaleiro alado a desvendar
Além das estrelas o Monte de Zeus
Horizonte de meu deus, Oxalá


Vai Tijuca, me faz delirar
A essência vem de lá
Da ciência, a navegação

Luar que embala meus sonhos
Luar de qualquer estação


Eu vi brilhar, em seu olhar, a devoção
A lenda do guerreiro e o dragão
O despertar da fantasia
Vi também a criança em seu carrossel
De heróis das estrelas, um céu
De mistérios e magia
Na tela, tantas jornadas pelos astros
Quem dera poder viver em pleno espaço
Vejo em minha lente a imagem sideral
Viagem do meu Carnaval


A nave vai pousar
E conquistar seu coração

O dia vai chegar
Quando brilhar nossa constelação




6 - IMPERATRIZ (6:32)
Sambas de Enredo : Imperatriz... Só quer Mostrar que faz Samba Também!
Autores: Carlos Kind, Di Andrade, Valtenci, Jorge Arthur e Josimar
Intérprete: Paulinho Mocidade

Vem curtir bom samba, pode chegar
Tem batuque de tantã
Um cavaquinho a chorar
Quem é do bairro nasceu com o dom de versar
Ramos, numa fazenda foi que tudo começou
E sobre trilhos o destino aqui parou
Fez o progresso então chegar
Ruas, casarões, mariangu, banhos de mar
Nos Carnavais, ranchos e blocos vão mostrar
Que em nossas veias correm notas musicais
Trazendo paz e harmonia, paixão e razão de viver
Maestro e menestréis vem conhecer


Vão se encontrar...
Villa-Lobos, Pixinguinha e outros bambas
A semente germinou

Do Recreio então brotou
Nossa escola de samba


Vai virar cenário de novela
Vem comigo reviver, fala, Martin Cererê
O grito de campeão vem
Arlindo, o que é que a Bahia tem?
Com Lamartine és a mais bela
Liberdade, liberdade na Passarela
E pra cantar o nosso orgulho, a nossa emoção
Mais cinco vezes o "é campeão!"
Na Leopoldina ecoou...
Imperatriz, traz o Fundo de Quintal
Com o Cacique eu vou, eu vou
Cinqüenta anos de Carnaval


A festa vai começar, eu vou mostrar
Que faço samba também, vem ver, meu bem        
Se você fala de mim, não sabe o que diz
Muito prazer! Sou a Imperatriz!




7 - VIRADOURO (5:50)
Sambas de Enredo : Vira-Bahia, Pura Energia!
Autores: Heraldo Faria, Flavinho Machado, Edu Velocci, Raphael Richaid e Floriano do Caranguejo
Intérprete: David do Pandeiro

Quando Orum se encontra com Ayê
Oh, mãe pátria! Salve a sabedoria
Eu quero caminhar com a natureza
Me ensina a desvendar toda essa riqueza
Recebo do seu chão a energia
E bate bem forte o tambor
Nas ruas de São Salvador
Conduz os meus passos, Senhor do Bonfim
Olorum mandou cuidar do seu jardim
E disse mais: vai buscar na mata
No biocombustível a nossa proteção
Filha do sertão no tabuleiro
Dendê, meu dengo, óleo de cheiro


Um dia Oxalá iluminou
Tocou no coração da nossa gente

O acordo do bem se faz oração
O mar não pode invadir o meu sertão


Sopra um vento nos canaviais
Brota a doce esperança de paz
Na força do trabalho dessa gente
Do bagaço nasce um tesouro
O lixo se veste de luxo, reluz em ouro
A água deixa o céu e se abraça com o chão
Renova a energia sob as bênçãos de um trovão
Vermelho e branco, que paixão!


A Viradouro pede axé
Caô, Xangô, Iansã, Ialodé
Vira-Bahia, pura energia
Explode num canto de fé




8 - MOCIDADE (5:55)
Sambas de Enredo : Mocidade Apresenta: Clube Literário - Machado de Assis e Guimarães Rosa... Estrelas em Poesia!
Autores: Jefinho, Santana, Ricardo Simpatia, Marquinho Índio e Diego Rodrigues
Intérprete: Wander Pires

Reluzente, estrela de um encontro divinal
Risca o céu em poesias
Traz a magia pra reger meu Carnaval
Despertam das páginas do tempo
Romances, personagens, sentimentos...
Machado de Assis que fez da vida sua inspiração
Um literato iluminado
As obras, um destino à superação
Nos olhos da arte reflete o legado
Do gênio imortal, do bruxo amado
Que deu ao jornal um tom verdadeiro
Apaixonado pelo Rio de Janeiro


A canção do meu sarau te faz sonhar
A emoção vai te levar
A estrela adormece na paz do amor
Abençoado, um novo sol brilhou


O vento traz Rosa de Minas
Rosa do mundo pra te encantar
Palavras que tocam a alma
Fascinam e têm poder de curar
Pelas veredas do sertão, a fé, o povo em oração
Pedindo à santa em romaria pra chover em nosso chão
Mistérios na vida desse escritor
Revelam histórias de um sonhador
Brasil de tantas artes, nas letras, sedução
Herança em cada coração


Mocidade, a sua estrela sempre vai brilhar
Um show de poesia em nossa Academia
Saudade em verso e prosa vai ficar




9 - VILA ISABEL (5:26)
Sambas de Enredo : Neste Palco da Folia, é Minha Vila que Anuncia: Theatro Municipal - A Centenária Maravilha
Autores: André Diniz, Serginho 20, Artur das Ferragens e Leonel
Intérprete: Tinga

Imortal! Com o povo que me conquistou
E a aura do Municipal
Hei de emanar a luz
No palco do meu Carnaval
E caminhar sob o brilho e o ar de Paris
Um boulevard, passos para um novo país
Nas rimas da minha poesia
O meu Rio de Janeiro
Derrubava o passado e erguia
O cenário pra encantar o mundo inteiro


Vi lá... No Theatro, a cortina se abrir
Com Aída, a platéia vibrar

E a cidade toda aplaudir

Sopram notas musicais
No solo a voz de um tenor
Encontra o som dos violinos
Em sinfonia, é linda cena de amor
Girar... No sonho de uma bailarina
Desliza, a divina missão de encenar
O pranto e o riso, paixões mascaradas
Até o astro-rei brilhar no céu
Aos mestres da folia, um baile de gala
Com a orquestra lá do bairro de Noel


Segura a Vila que eu quero ver
Vem brindar e saciar a sede
No alto da sede, coroa hoje brilha
A centenária maravilha




10 - MANGUEIRA (6:36)
Sambas de Enredo : A Mangueira Traz os Brasis do Brasil, Mostrando a Formação do Povo Brasileiro
Autores: Lequinho, Junior Fionda, Gilson Bernini e Gusttavo Clarão
Intérprete: Luizito
Participação Especial: Alcione

Deus me fez assim, filho desse chão
Sou povo, sou raça... Miscigenação
Mangueira viaja nos Brasis dessa nação
O branco aqui chegou
No paraíso se encantou
Ao ver tanta beleza no lugar
Quanta riqueza pra explorar
Índio valente, guerreiro
Não se deixou escravizar, lutou...
E um laço de união surgiu
O negro mesmo entregue à própria sorte
Trabalhou com braço forte
Na construção do meu Brasil

É sangue, é suor, religião
Mistura de raças num só coração
Um elo de amor à minha bandeira
Canta a Estação Primeira

Cada lágrima que já rolou
Fertilizou a esperança
Da nossa gente, valeu a pena
De Norte a Sul desse país
Tantos Brasis, sagrado celeiro
Crioulo, caboclo, retrato mestiço
De fato, sou brasileiro!
Sertanejo, caipira, matuto... Sonhador
Abraço o meu irmão
Pra reviver a nossa história
Deixar guardado na memória o seu valor

Sou a cara do povo... Mangueira
Eterna paixão
A voz do samba é verde-e-rosa
E "nem cabe explicação"



11 - PORTO DA PEDRA (5:35)
Sambas de Enredo : Não me Proíbam Criar, pois Preciso Curiar! Sou o País do Futuro e tenho muito a Inventar
Autores: Fábio Costa, David de Souza e André Félix
Intérprete: Luizinho Andanças

A luz da imaginação
Acende o coração e o leva a curiar
Buscar o novo é conceber
O tempo do saber, desejo de criar...
É sempre assim, o proibido traz a sedução
Do início ao fim, do paraíso à tentação
Meu Tigre mostra as garras nesse jogo
E vê no fogo a chama da evolução
Pandora, a esperança e o amor, ô ô, ô ô
Alquimia do meu ser
Na imagem do meu criador


Um grande painel é arte
Eu traço a pincel meu estandarte
E lá do céu vem o cinzel da perfeição
Renascimento da inspiração


Como será o amanhã?
Que Deus me permita ser só alegria
Aos cavaleiros da destruição
Venha a paz e a razão
Redenção na folia
O homem sonhou e um dia voou
Do gênio indomável, uma nova invenção
Criança, um Brasil de esperança
O mundo precisa desta salvação


Sou Porto da Pedra e não vou me calar
Eu sou curioso e quero saber
Se é bom para o mundo, se vai melhorar
É proibido por quê?




12 - IMPÉRIO SERRANO (3:38)
Sambas de Enredo : A Lenda das Sereias e os Mistérios do Mar
Autores: Vicente Mattos, Dinoel Sampaio e Arlindo Velloso
Intérprete: Nêgo

O mar, misterioso mar
Que vem do horizonte
É o berço das sereias
Lendário e fascinante


Olha o canto da sereia
Ialaô, Okê, laloá
Em noite de lua cheia
Ouço a sereia cantar
E o luar sorrindo
Então se encanta
Com a doce melodia
Os madrigais vão despertar


Ela mora no mar
Ela brinca na areia

No balanço das ondas
A paz ela semeia

Toda a corte engalanada
Transformando o mar em flor
Vê o Império enamorado
Chegar à morada do amor

Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Inaê
Janaína e Iemanjá

São Rainhas do Mar...

Nenhum comentário: