25 de janeiro de 2012

Sambas Enredo Grupo Especial Rio de Janeiro Carnaval 2008




Sambas enredo 2008 Grupo EspecialImage Map



Faixas dos Sambas Enredo 2008 do Carnaval do Rio de Janeiro:




1 - BEIJA-FLOR (6:33)
 Sambas de Enredo : Macapaba: Equinócio Solar, Viagens Fantásticas ao Meio do Mundo
 Autores: Cláudio Russo, Carlinhos Detran, J. Velloso, Gilson Dr., Kid e Marquinhos
 Intérprete: Neguinho da Beija-Flor

É manhã
Brilho de fogo sob o sol do novo dia
Meu talismã, a minha fonte de energia
Oh, deusa do meu samba, a flor de Macapá
No manto azul da fantasia
Me faz mais forte, extremo norte
A luz solar ilumina meu interior
Vou viajar na linha do Equador
Emana ao meio do mundo a beleza
A força da mãe natureza é Macapaba
O rio beijando o mar, encontro das águas
Marejando o meu olhar


Quem foi, meu Deus, que fez do barro poema
Quem fez meu criador se orgulhar
Os Cunanis, Aristés, Maracás
Foram dez, foram mais, pelo Amapá


Um dia, navegando nos rios de Tupã
A viagem fantasia dos filhos de Canaã
A mágica da terra, a cobiça atraiu
Ibéria se enleva no Brasil
A mão de Ianejar
Na fortaleza, pela proteção da vida
Em São José de Macapá
Brilha Mairi, a minha estrela preferida
Herança moura em Mazagão
Retiro o meu chapéu de bamba e assim
O Mar Abaixo ao marco zero cai no samba
Soam tambores no tocar do tamborim


O meu valor me faz brilhar
Iluminar o meu estado de amor
Comunidade impõe respeito
Bate no peito, eu sou Beija-Flor




2 - GRANDE RIO (5:09)
 Sambas de Enredo : Do Verde de Coari vem meu Gás, Sapucaí!
 Autores: Arlindo Cruz, Mingau, Emerson Dias, Maurição, Carlos Sena e Edu da Penha
 Intérprete: Wander Pires

Da explosão, um novo planeta
Água, berço da vida
Com a destruição
Das plantas e dos animais
Origem do petróleo e do gás
Surgiu na Pérsia
Bem usado no Japão
"Fogo eterno", adoração
Desprezado na Europa
Nova York iluminou
No Brasil, medo e deslumbramento
O gás é natural, é nosso dia-a-dia
É energia, desenvolvimento
Com todo gás, vou te dar amor
Com muito amor, vem me dar paixão
É tão brilhante nossa chama que clareia
Incendeia o meu coração


Lindo!!!
Como se fosse a primavera
O guardião da vida, "Pai-Mãe-Terra"
No ritual Araueté
Repousa no lago senhor
Exala o perfume da flor
Na aldeia a paz do luar
Pássaros cantando, borboletas pelo ar
Então vamos cuidar, pra não se acabar
Em Urucu, o amanhã é um novo dia
Onde o Brasil vai estudar
Se formar e ensinar
Ecologia


Grande Rio vem cantar
Minha escola é o gás da Sapucaí
Se a lição é preservar
Meu grito é verde, Amazonas, Coari




3 - MANGUEIRA (5:15)
Sambas de Enredo : 100 Anos do Frevo, é de Perder o Sapato, Recife Mandou me Chamar
 Autores: Lequinho, Junior Fionda, Francisco do Pagode, Silvão e Aníbal
 Intérprete: Luizito
 Participação Especial: Ivo Meirelles

Ao som de clarins
Descendo a ladeira
Sou Mangueira
Tem frevo no samba
Deu nó na madeira
Orgulho da cultura brasileira
A majestade é o povo
Sem o povo história não há
Estende o brasão, reflete o leão
Símbolo de garra e união
Capoeira invade os salões
Mascarados despertam Dragões
E pelas ruas, vem Zé Pereira
Arrastando a multidão


Nascia o frevo, contagiando toda a massa
E até hoje tem colombina e seus amores
Passo no bloco das flores
O profano é sagrado no Maracatu
Nos cem anos de história, desperto a alvorada
Brincando no Galo da Madrugada
Invade a cabeça, o corpo, embala os pés
Delírio da massa, um fervo!
É a Mangueira no passo do frevo
Voltei de sombrinha na mão
Sonhando em gritar é campeã


Mandou me chamar, eu vou
Pra Recife festejar
Alegria no olhar, eu vejo
É frevo, é frevo, é frevo




4 - UNIDOS DA TIJUCA (5:42)
 Sambas de Enredo : Vou Juntando o que eu Quiser, Minha Mania Vale Ouro, Sou Tijuca, Trago a Arte Colecionando o meu Tesouro
 Autores: Julio Alves, Sereno, Paulo Rios e Beto Lima
 Intérprete: Wantuir

Cada objeto, uma história pra contar
Vivo a aventura de outra vez eternizar
Tijuca, coleciona na Avenida
Emoções pra toda vida
Um tesouro singular
Meu pavão em destaque na "exposição", resgatou
Relíquias do tempo que o sentimento "guardou"
Olhar inocente
Embala "boneca" – criança
Um sonho menino, "guiando" destino
Eterna lembrança
O teu manto é minha proteção
"Amuleto" ouro e azul é a minha luz!
Cristalina fonte de poder
"Pequeno ser" que me conduz


O tempo que passa valoriza a arte
E faz acender
A chama que arde
Buscar a verdade e reaprender
A "plantar" cultura em um jardim
E assim ver florir
Com a luz de cada geração, nova civilização
Passos de nossos ancestrais
Traços de mestres imortais
"Salões do passado", presente riqueza
"Chave" do futuro com certeza


Dá um show Tijuca
Outra "nota" dez pra colecionar
E "selar" tua vitória
A "peça" que falta pra te completar




5 - VIRADOURO (6:34)
 Sambas de Enredo : É de Arrepiar!
 Autores: Paulo César Portugal, Evaldo, Tamiro e Lima de Andrade
 Intérprete: Nêgo

Amor, olha só quem vem lá
É de arrepiar, com tanto frio
Vem cá me abraçar
Sentir o meu arrepio
Mexa, remexa, sacode a cabeça, me faz delirar
Vou no fricote, dou-lhe um beijo no cangote
Eu quero ver... a semente germinar
O show da bateria alucina
Traz numa corrente a emoção
É arte, é criação que me fascina
Faz vibrar meu coração


Porém nem tudo são flores
Há dissabores, infelicidades
Vidas perdidas nesse mundo de maldade
Eu sou sincero, com esses seres eu me pélo
De vassoura ou de chinelo, chame alguém pra ajudar
Na tela, uma cena de terror
De arrepio e calafrio, você vai se assustar
Peguei o Ita no Norte, gostei, tive sorte e Kizombei
Mesmo proibido, desfilei
Em versos e poesias, menestrel
Vou cumprindo o meu papel


Bate outra vez o meu coração
"Pois já vai terminando o verão"
As rosas não falam, na Viradouro exalam
O perfume de uma canção




6 - VILA ISABEL (6:40)
 Sambas de Enredo : Trabalhadores do Brasil
 Autores: André Diniz, Carlinhos Petisco, Evandro Bocão, Pingüim, Professor Wladimir, Dedé Aguiar, Eduardo Katata, Dinny, Miro Jr. e Carlinhos do Peixe
 Intérprete: Tinga

É mais que um samba o que se criou
É um hino ao povo trabalhador
A louvação a nossa gente
Vista indolente, pelos olhos da ambição
Nativa cor que foi presente
Pintou as dores da escravidão
A resistência mudou de cor e renasceu
Com a força e a fé do negro
E ao quilombo ascendeu
Nosso ideal de liberdade
Cansado de ter nos ombros
Descanso do senhor, ecoou...
Que o brasileiro tem o seu valor!
Meu Deus, ajude o trabalhador!
E a imigração cruzou o azul do mar
Em nosso campo ver a vida melhorar


Voz de quem resistiu, a Era Vargas ouviu
Consolidar nossas conquistas
Em direitos trabalhistas
Comemora quem tanto lutou
Tempo de industrialização
Candangos, então, erguem Brasília
Sindicato consciente
Terra para nossa gente cultivar democracia
"Avante, trabalhadores de Vila Isabel"
"Quem faz a hora não espera acontecer"
Suor dessa gente construiu esta nação
Verdadeiros filhos deste chão


Hoje é dia do trabalhador
Que conquistou o seu lugar
E vai nossa Vila fazendo história
Pra luta do povo eternizar




7 - SALGUEIRO (5:20)
 Sambas de Enredo : O Rio de Janeiro Continua Sendo...
 Autores: Dudu Botelho, Marcelo Motta, Josemar Manfredini, João Conga e Luiz Pião
 Intérprete: Quinho

Canta, meu Salgueiro!
Um "Rio de Amor" vai desaguar
Meus versos vêm no "Tom" da Poesia
Da beleza que irradia
E fez o lusitano se encantar
Paraíso de riquezas naturais
Coração do meu país
Seduzindo a nobreza
Terra de gente Feliz
Chega a Família Real
Dando um charme especial
O porto agita a Praça Mauá
Onde a semente do samba se fez brotar
Eu sou o rei da boemia
Carioca, sou da Lapa, patrimônio cultural
E me banhei de alegria, tiro onda, dou meu jeito
Minha vida é um carnaval


Divina obra-prima pra se admirar
Entre morros e ladeiras
A brisa embala as ondas do mar
Essa gente tão cheia de graça
O turista que leva saudade
E o redentor abençoando
Maravilhosa cidade
O suburbano improvisando muito bem
Vai batucando na lotada ou no trem


E deixa o sol bronzear
No calor do meu Salgueiro
Eu sou raiz desse chão
E canto a minha emoção
Salve o Rio de Janeiro




8 - PORTELA (5:23)
 Sambas de Enredo : Reconsturindo a Natureza, Recriando a Vida: O Sonho Vira Realidade
 Autores: Junior Scafura, Diogo Nogueira, Ciraninho, Ari do Cavaco e Celsinho de Andrade
 Intérprete: Gilsinho

Segue os passos do criador
Vai, minha águia guerreira
Leva essa mensagem de amor
De Oswaldo Cruz e Madureira
Água, fonte eterna da vida
Terra, templo da evolução
O homem surgiu, brincou de criar
Descobriu tanta riqueza
É preciso progredir sem destruir
Viver em comunhão com a natureza
É o rio que corre a caminho do mar
A flor que se abre na primavera
Do ventre, a esperança que vem renovar
O sonho de uma nova era


É hora de darmos aos mãos
Lutarmos pro mundo mudar
O líder de cada nação
Precisa parar pra pensar
A palavra é união
Pra reconstruir o nosso lar
Brasil, teu verde é o símbolo da vida
Renova a tua energia
Meu coração é o meu país
O sol vai brilhar e anunciar
Um futuro mais feliz


Eu sou a água, sou a terra, sou o ar
Sou Portela
Um sonho real, um grito de alerta
A natureza que encanta a passarela




9 - IMPERATRIZ (5:25)
 Sambas de Enredo : João e Marias
 Autores: Josimar, Di Andrade, Valtencir, Carlos Kind e Jorge Arthur
 Intérprete: Preto Jóia

Maria, uma princesa
Também sonhava
Um dia um príncipe encontrar
E ouviu do rei de França
Em meio ao luxo e à bonança
Maria Antonieta tu serás
Em Portugal, outra rainha, dona Maria
A louca, não podia governar
Delirava, temendo a revolução
E entrega o reino à João
Regente assim se fez, e o imperador francês
Ordena a invasão


Ou ficam todos
Ou todos se vão
Embarcar nessa aventura
E "au revoir", Napoleão


Cruzaram mares
Chegaram ao Brasil
São novos ares, progresso e a transformação
Vieram as Marias, toda fidalguia, Dom João
O tempo passou, irão se casar
Duas Marias da mesma raiz
Luisa com Napoleão
E Leopoldina será nossa Imperatriz
Será também nome de trem
Que passa em Ramos, a nossa estação
Onde imperam Marias e Joãos


Vem brincar nesse trem, amor
Que vai parar na estação do coração
Faz brilhar no céu, Imperatriz
As onze estrelas do teu pavilhão




10 - PORTO DA PEDRA (5:41)
Sambas de Enredo : 100 Anos de Imigração Japonesa - Tem Pagode no Maru
 Autores: David Souza, Fábio Costa e Carlos Júnior
 Intérprete: Luizinho Andanças

Brasil! Abra o leque ao Japão
São 100 anos de imigração
O show vai começar
De São Gonçalo, o meu tigre se transforma em torá
Imperador da cultura milenar
No templo dourado, a mãe natureza
Sopra o vento da paz
Encontro marcado com a sutileza
Há luz, bambus, bonsais
Gira, baiana, oh! mãe do samba
Emana cerejeira em flor
Na grande viagem, a fé na bagagem
A esperança navegou


O maru cruzou o mar, lançado à sorte
O braço forte na lavoura trabalhou
A liberdade, cultura viva
Terra querida é luz e cor


O sopro do gênio o fez samurai
Quem foi Manabu? Das artes, o pai
Quem dobra o papel com as mãos do céu
Faz do origami pedaço de paz
Vai um sushi saborear
Vi um gato no mangá, o gato é sorte
Vem, coração oriental
Vem na era digital me dar suporte
Japão, o sol nascente brilha em cada um de nós
Em Azakusa agora explode a minha voz
E a lágrima que cai é de emoção


A verdade que embala o meu coração
É a Porto da Pedra a minha paixão
Aplausos que o show vai terminar, ô ô
Me perdoe se eu chorar




11 - MOCIDADE (6:29)
 Sambas de Enredo : O Quinto Império: De Portugal ao Brasil, uma Utopia na História
 Autores: Marquinho Marino, Gustavo Henrique e Igor Leal
 Intérprete: Bruno Ribas

Portugal
Bendito seja... Abençoado pelo Criador
Uma utopia, um destino, um sonho
Místico de grandes realezas
Sonhar... Com glórias, um rei desejar
E o Sol volta a brilhar
Com a esperança no olhar
Mas desapareceu como um grão de areia no deserto
E encantado renasceu
Em cada ser, em cada coração
Para afastar a cobiça na busca do ideal
O Quinto Império Universal


Deixe o meu samba te levar
E a minha estrela te guiar
À praia dos Lençóis, nas crenças do Maranhão
Tem um castelo que é do Rei Sebastião


No Rio de Janeiro aportaram caravelas
Trazendo a Família Real
Progresso em cores combinadas
Debret retratava a transformação
Nas terras tropicais do meu Brasil
A herança, a dor... O mito ressurgiu
Eis o guerreiro sebastiano
O mais ufano dos lusitanos em verde e branco
Que traz no peito uma estrela a brilhar
De Norte a Sul desta nação
Faz a manifestação popular


Minha Mocidade guerreira
Traz a igualdade, justiça e paz
Hoje o Quinto Império é brasileiro, amor
Canta, Mocidade, canta!




12 - SÃO CLEMENTE (5:37)
 Sambas de Enredo : O Clemente João VI no Rio: A Redescoberta do Brasil
 Autores: Helinho 107, Ricardo Góes, Naldo, Cláudio Filé, Armandinho do Cavaco, Marcelo Santa e Clara
 Intérprete: Leonardo Bessa

No céu brilhou
O azul cintilante refletindo a nobreza
Lisboa se enfeitou
Celebrando a união das realezas
O povo festejou
Para orgulho da Coroa Portuguesa
O reino então se mudou
Meu Rio se transformou
Num grande centro de "Real" beleza
Um verdadeiro paraíso tropical


Entrada régia com florais e esculturas
O ritual do beija-mão é sem igual
O amor impera em sublime poesia
E no palácio a alegria é geral


Com os portos abertos
Surgem amigas nações
Sob o olhar fuzileiro
Adeus, colônia, pois o Rio é capital
Viagens pitorescas..."colorindo" a cidade
"Pinta" a arte francesa
O aclamado Rei de Portugal
Vê chegar a hora da partida
O Povo se rende na mais pura emoção
É eterno o carinho ao "Clemente João"
Grande monarca luso-brasileiro
Receba a homenagem do meu Rio de Janeiro


Cerimônia na corte... "Fechou geral"
Maria, a louca, "arrasô" no visual
A São Clemente com requinte e fidalguia
Prepara a festa pra Família Real




Nenhum comentário: